quarta-feira, 10 de outubro de 2018

BAIXA: FALECEU O DAMAS, UM DOS NOSSOS

(Imagem fotográfica cedida por Victor Damas)




Devido a doença prolongada, oncológica, com 67 anos de idade, faleceu há dias no CHUC, Centro Hospital de Coimbra, o nosso conterrâneo e amigo, o Fernando António de Melo Pinto Damas.
Embora só agora tomasse conhecimento da sua partida para a eternidade não gostaria de deixar esta pequena homenagem póstuma ao falecido.
O Damas até há cerca de vinte anos, e durante muito tempo, foi funcionário do desaparecido estabelecimento de Ferragens Ferreira & Maia, junto à Loja do Cidadão. Depois do encerramento deste espaço comercial, durante mais de uma dezena de anos, o Fernando foi camionista.
Fruto de uma prole respeitada com sete irmãos – agora restam cinco vivos de boa saúde, felizmente -, foi nesta parte velha e empobrecida da cidade que condignamente nasceram, cresceram e alguns ainda vivem. Era hábito encontrarmos o Pinto Damas a calcorrear estas pedras milenares que, embora calcadas por todos nós sem apelo nem agravo, fazem parte do encanto deste lugar paradisíaco em que vivemos, a Baixa de Coimbra.
Actualmente o António Damas residia no Porto de Bordalo, em Santa Clara, e deixa duas filhas, a Diana e a Catarina.
À sua esposa, Delmira Damas, às suas filhas, aos seus irmãos e restante família, em nome da Baixa, se posso escrever assim, os nossos sentidos pêsames. Até sempre, Fernando Damas.

Sem comentários: