quinta-feira, 21 de julho de 2016

CROCHÉ SOCIAL DOS LARGOS DA BAIXA RECOMENDADO PELA ASSEMBLEIA






Segundo uma informação pouco credenciada mas séria às vezes, na próxima Assembleia Municipal de Coimbra vai votar-se uma recomendação ao executivo para atribuir a medalha de cortiça ao croché colocado em suspensão no Largo da Freiria.
Está a decorrer desde 04 de Julho até 31 de Agosto de 2016 o IV Festival de Croché Social de Coimbra. É uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra e com a colaboração de IPSS's, Associações, entidades e comerciantes de Coimbra, com instalações artísticas em espaço público.
Anunciado em cartazes distribuídos na cidade, ao vivo e a cores, as mostras artísticas deveriam poder ver-se na Rua Fernandes Tomás, Escadas de Quebra Costas e Largos do Arco de Almedina, Largo do Poço, Largo do Paço do Conde e da Freiria.
Este ano, e excedendo tudo o que até agora foi concebido e realizado, as obras distribuídas na Baixa ultrapassaram tudo o que se possa imaginar. As peças expostas nos Largos do Poço, Paço do Conde e da Freiria, numa técnica até agora nunca praticada em Portugal, foram tão meticulosamente tecidas que até parecem invisíveis. Como arte viva, sente-se a sua forte presença a tocar os sentidos mas não se vê. A balouçar ao vento como velas desfraldadas imaginam-se as caravelas henriquinas. O Sol, como raios x, atravessa o tecido e não provoca sombra. Invisíveis para todo o género de animais, incluindo três simpáticos gatinhos que se divertem no Largo da Freiria, os quadros entrelaçados estão livres de levarem uma cagada fortuita da passarada. Ou até da destruição de vândalos. É de prever que, contrariando as mostras antecedentes, em que as obras ficaram queimadas pelos raios solares, para o ano estarão impecáveis e prontas a ser colocadas em toda a cidade. Como se sabe, um dos problemas maiores foi sempre a forte degradação dos painéis trabalhados à mão.
É uma criação tão fantástica, tão excepcional, tão grandiosa -que ultrapassa tudo o que se possa imaginar. Só visto! Nem admira a proposta dos deputados em levar o assunto ao executivo.

Sem comentários: