quarta-feira, 20 de abril de 2016

BAIXA: À SÉTIMA LEVARAM TUDO




Esta noite, por volta das 04h00, foi assaltado o “talho do Machado”, na Rua das Padeiras. Na última década esta é a sétima vez que, em detrimento de outros, os ladrões preferem os enchidos, as carnes e o queijo do José Fernandes e do Fernando Pratas –ex-empregados e actuais sócios em exploração do reconhecido e mais célebre açougue da cidade. A penúltima vez em que sofreram uma intrusão foi na noite de 25 de Fevereiro passado.
Segundo José Fernandes, “desta vez foi uma limpeza geral. Levaram presuntos, queijos, chouriços, carnes diversas e até duas pernas de porco. Rebentaram com uma porta lateral de alumínio, que dá para a Rua do Almoxarife. Estiveram à vontade. Até para transportar os artigos preferiram os nossos sacos. Chamámos a PSP, que tomou conta da ocorrência, e vamos accionar o seguro. Tivemos um prejuízo presumível na ordem dos 800 euros.”
Quando interrogo o que vai fazer para evitar futuros acontecimentos, diz Fernandes: “Vamos contratar uma empresa de alarmes, talvez assentar câmaras de captação de imagens –ainda não sabemos bem."
Quando lhe pergunto se vão manter as portas de alumínio –que naturalmente conferem uma desusada fragilidade ao estabelecimento-, enfatiza José: “substituir as portas não vale a pena. Os ladrões rebentam tudo. Só aplicando ferro reforçado e mesmo assim…”
Deveria falar da segurança que compete assegurar pela PSP, mas já nem sei se valerá a pena bater no ceguinho. Esta corporação de prevenção pública há muito que deixou de fazer trabalho de vigilância nocturna na Baixa. Por vários motivos –não completamente atribuíveis ao corpo de polícia-, sobretudo emanados da política, do Ministério da Administração Interna, entre eles a poupança de meios humanos e de defesa, estabelecimentos e residências, todos juntos, estão entregues à sua sorte durante o período da noite.
Não há dúvida de que, a posteriori, a PSP sempre que chamada acorre –sou testemunha-, porém, só depois de portas arrombadas. Falta polícia no Centro Histórico para prevenir assaltos, mas alguém se importa com esta lacuna?


Sem comentários: