terça-feira, 14 de junho de 2022

MEALHADA: HOJE HOUVE REUNIÃO DE CÂMARA (2)

 

(Foto do jornal online Bairrada Informação)



A reunião de Câmara Municipal de ontem, 13 de Junho, transmitida via “streaming” por causa da infecção por Covid de António Franco, presidente da autarquia, começou sob o signo do antagonismo e turbulência entre a maioria e o chefe da oposição, Rui Marqueiro.

Apesar disso, ao longo de cerca de duas horas e meia, quem esteve atento, foi-se verificando progressivamente a uma passagem de crispação para um estado de simpatia bem humorada, doseada e acutilante do representante do PS no executivo camarário.

Para tentar entender estas mudanças de humor ainda pedi a Sigmund Freud, o pai da psicanálise e moderna psicologia, que nos desse um parecer técnico, mas, por parte do mestre da psico não recebi nada em tempo útil.

Depois de passar largas horas a pensar, sentado no banco “Arco-iris”, instalado no Jardim Municipal, cheguei à conclusão que as mudanças de carácter tinham uma génese milagrosa e santífica e nada política, nem psicológica. É que ontem, 13 de Junho, era dia de Santo António. Bem sabemos que o ex-presidente da edilidade até é ateu, mas isso, para o caso, não interessa nada. Se fecharmos os olhos por momentos, em abstracção, facilmente conseguimos antever o santo franciscano a bater na cabeça de Marqueiro com o martelinho, que o caracteriza nos santos populares, apelando à sua contenção irritadiça.


I


E o chefe da transmissão internética, António Franco, deu início ao Período da Ordem do Dia.

Artigo em agenda mais importante puxa artigo, e entrou-se no ponto 2, “Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra - Minuta de Protocolo de Colaboração“, no caso, estava em causa o designado “prédio dos Coutos" para alojar 14 migrantes.

Retorquiu Marqueiro: “acho boa ideia. (…) Alguém me disse que a drª Filomena disse que o meu executivo só comprava casas velhas. Pelos vistos, agora dá jeito… (…) A senhora vice-presidente gosta muito de se gabarolar… (…) Se não fosse eu ela não seria nada na política.

E seguiu-se o ponto 3, “Colocação de outdoors no âmbito da EXPOFACIC 2022 – Pedido de isenção de taxas”. Sobre este tema, com cordialidade, disse Marqueiro: “desde que haja reciprocidade estou de acordo.

E entramos no ponto 7, “Projeto de transporte flexível a pedido”. Tratava-se de uma proposta de alterações aos trajectos já existentes e criação de novas rotas. Ligar com transporte os postos de saúde da Pampilhosa e Vacariça, assim como uma maior transversalidade entre o Luso e o Bussaco.

E estamos no ponto 8, “Proposta ao Executivo - VII Edição Feira de Artesanato e Gastronomia em Barcouço – Pedido de apoio”. Sem contestação e por unanimidade, foi aprovado um subsídio de 500 euros mais IVA para custear a instalação de um palco para o certame.

Artigo 11, “Protocolo de Cooperação entre Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (Estabelecimento Prisional de Coimbra) e a Câmara Municipal da Mealhada”. Vamos ter reclusos a trabalhar no concelho em limpeza e espaços verdes. Alegadamente, entre Coimbra e Mealhada, como qualquer cidadão de plenos direitos, em regime livre, vão viajar em transportes públicos sem guarda prisional a acompanhar.

Sobre esta medida comentou Gil Ferreira, vereador da Cultura: “É uma proposta que os municípios devem abraçar para se contribuir para a ressocialização de todos.”

Ponto 12, “Cedência do Direito de Exploração Cafetaria da Alameda da Cidade - Intenção de resolução do contrato”. Foi votada a moção para que, no prazo de 8 dias, o actual concessionário diga se pega ou larga de vez, resolvendo o contrato e abrir novo concurso.

Ponto 13, “Averbamento dos Alvarás de Concessão de 3 Jazigos no Cemitério Municipal de Mealhada - Pedido de isenção de taxa”, pela Santa Casa Da Misericórdia da Mealhada. Por os serviços informarem o executivo que não estavam reunidas condições para a isenção, com os votos contra da bancada socialista, Marqueiro, Tovim e Sónia, foi negado provimento à pretensão.

Ponto 16, “Auxílios Económicos 1º CEB - Ano letivo 2022/2023 – Informação”. Foram aprovados aumentos de 10 euros para famílias com filhos a frequentarem a escola e com maiores dificuldades.

Ponto 19, “Prestação de serviços, na modalidade de avença, de nadador salvador, a desenvolver nas Piscinas Municipais de Luso – procedimento de ajuste directo”. Foi aprovada a contratação.

A terminar a reunião cerca das 11h30, com um Marqueiro calmo e assertivo, completamente no oposto quando entrou no debate, o ex-presidente ainda perguntou a Franco: “O senhor presidente é regionalista, não é?… Eu também sou...


TEXTO RELACCIONADO


"Mealhada: Hoje houve reunião de Câmara"

Sem comentários: