domingo, 5 de junho de 2022

MEALHADA: FUI À FEIRA DE ARTESANATO E GASTRONOMIA E…




POSITIVO


Encontrei um certame muito bem distribuído com “barraquinhas” atribuídas aos artesãos pelo Jardim Municipal e área circundante. Proporcional à nossa representatividade de cidade de pequena dimensão, não nos envergonha de modo algum.

Está um espaço bem conseguido, arejado e muito agradável para ser percorrido pelo visitante. Os artesãos, com trabalhos muito diversificados, compareceram em massa à chamada da Câmara Municipal – que sejam bem tratados e estimados, por isso, pela autarquia.

Os dois palcos dedicados a espectáculos, um junto ao Tribunal e outro no lado oposto, junto à edilidade, pareceram-me muito bem posicionados. Igualmente, com os artistas a predominar a prata da casa parece-me de bom gosto.

A ideia de entrosar a alegoria com o comércio de rua também me parece meritória. Sem concorrerem entre si, uma vez que os artigos vendidos na feira são diferentes, parece-me que todos saem a ganhar.

É um formato que, com um acerto aqui e ali, deve ser continuado. Talvez adicionar a festa da flor para o ano, é um complemento que combina bem e engrandece.

E porque não fazer um pequeno festival da canção? Um concurso de poesia sobre a temática da feira? Um concurso de escrita criativa sobre a cidade, a descrever as suas ruas e ruelas?

Assim como artes de palco em representação interactiva com costumes e ofícios tradicionais em desaparecimento pelos grupos cénicos do concelho. Como exemplo, a cigana a ler a sina; um sapateiro em actividade; um ceramista; um resineiro; uma cauteleiro; um amola-tesouras; uma azeiteiro; um aguadeiro; uma ardina; um leiteiro; um pedinte; uma varina com seus pregões, vendedeira de peixe; um fotógrafo “à la minute”; o carteiro; o vendedor de banha da cobra; os Robertos, bonecos de animação; o vendedor cigano de peças de fato; a paliteira, de Penacova. Assim como jogos tradicionais, como exemplo, a gancheta de ferro e arco; saltar à corda; atirar à latas; jogo de rebuçados atribuídos por roleta.

Para sermos reconhecidos não precisamos de apresentar uma grande feira em espaço e volumetria. O que precisamos é de ser originais. Fazer diferente da maioria.

De qualquer modo, pelo trabalho apresentado este ano, estamos todos de parabéns.


MENOS BOM


Começo pela publicidade na Estrada nacional – já escrevi sobre isso ontem. Nesta via, ao dia, rolam milhares de veículos. A todo o custo, insistindo na divulgação com placas de sinalização ao longo das margens, é preciso apanhar e canalizar parte deste fluxo de automobilistas. Estes, porventura, serão os potenciais clientes dos muitos expositores. Ninguém pense que os locais, habituados a ver já o que de melhor se faz por cá, são os grandes clientes.

Não sei se foi por estratégia se por impossibilidade, mas na parte alimentar estão poucos operadores que, pela sua escassez, um em cada área de comercialização, não fazem concorrência entre si. E qual a consequência? Como é óbvio, preços muito elevados. Só para exemplificar: um “churro”, que em Coimbra custa cerca de um euro, nesta alegoria, custa três. O mesmo se passa nas bebidas a copo.

Verifiquei que os órgãos da comunicação social de Coimbra, Diário de Coimbra, Diário as Beiras, Campeão das Províncias e O Despertar, todos, apesar de terem muitos leitores no concelho, fizeram um manguito à sua representatividade. E mesmo os nossos, salvo melhor opinião, também não se esforçaram muito para dar no olho, como sói dizer-se. Salva-se a Rádio da Pampilhosa com um bom espaço de divulgação, mas, a meu ver, deveria ser a rádio oficial do certame (não sei se é) e estar sempre a produzir para o recinto.

Achei também desnecessário o corte de trânsito entre a rotunda do café “Cote d’Azur”, passando ao lado da festividade, em torno da Farmácia Figueiredo e em direção à Estada Nacional. A abertura de mobilidade automóvel é essencial para levar à feira visitantes que desconhecem este acontecimento.

O leitor está convidado a ver com os seus próprios olhos. Compareça, visite e faça aqui os seus comentários.

Vamos lá?

 

Sem comentários: