(Imagem da Web)
Esta semana, J. Fernandes e a esposa, um casal
residente em Coimbra e de vetusta idade, foram surpreendidos por uma carta da
Iberdrola, uma operadora do ramo eléctrico, a dar-lhe as boas vindas e
agradecer o facto de se terem tornado clientes da empresa espanhola e com sede
nacional em Lisboa.
Por não terem feito nada para que
o seu contrato transitasse da EDP Comercial para a distribuidora de
electricidade com escritório na capital portuguesa, imediatamente entraram em
stresse. Para quem é mais novo pode até parecer que é simplesmente um acaso
fortuito mas para quem é idoso um caso destes é uma calamidade. Em seguida
ligaram para a Iberdrola e, pelos serviços desta eléctrica, foi dito que tinham
subscrito um contrato e que se queriam mudar para a EDP teriam de se deslocar aos
serviços da concorrente e ratificar um novo acordo. De pouco lhes valeu
argumentar que estavam a ser vítimas de um crime de falsificação de documento e
de identidade. As regras são assim,
foi-lhes afirmado através do telefone.
Ontem foram ao espaço EDP, da Loja do Cidadão,
em Coimbra, assinar novo contrato que por decisão de vontade não tinham interrompido
e foi-lhes dito que, nos últimos tempos estas situações são recorrentes, quer
com a Iberdrola, quer com outras eléctricas do mesmo ramo.
Fernandes, através de carta com aviso-de-recepção,
já solicitou à empresa espanhola o envio de cópia de contrato e pondera
apresentar queixa-crime às autoridades.
Era bom que estas empresas –que logicamente
são alheias a estes ilícitos mas que nem será difícil detectar quem esteve na
sua origem- agilizassem estes processos e elas mesmo chamassem a si a resolução
do problema e levassem à barra do tribunal os autores da tramóia. Penso, será fácil de adivinhar que, alegadamente, por trás deste maquiavélico
processo estão angariadores sem escrúpulos que, para ganharem a comissão de
novos clientes, recorrem a tudo para o conseguir. O resultado é o desassossego de
pessoas que legitimamente precisam de serenidade e a destruição da
credibilidade de grandes empresas como a Iberdrola –como ressalva, durante
muitos anos, fui cliente desta firma e fui sempre tratado com a maior lisura.
(TEXTO ENVIADO À IBERDROLA)
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