segunda-feira, 25 de outubro de 2010

UMA INTERROGAÇÃO DE JOÃO BRAGA...




UMA LATADA DE NÁUSEA


Uma vez mais Coimbra está em festa. Vive-se outra semana da recepção ao Caloiro, vulgo "Latada", um dos eventos que divulga e prestigia a nível nacional a nossa cidade, não só pela qualidade dos espectáculos propostos, como pelo elevado número de participantes que o mesmo engloba.
Seria um festejo salutar, não fosse o facto de a urbe, em especial a zona do Centro Histórico, da Baixa, após cada noite festiva, ficar coberta com um manto de vomitado, mijo, garrafas partidas, copos plástico vazios e os pavimentos negros e pegajoso em tudo quanto é canto. 
Não deveria estar na hora de começar a ser cobrada uma taxa, não só à Associação de Estudantes, como aos restaurantes que aderem às festividades, promovendo os típicos jantares de curso, para que na madrugada de cada dia de duração dos festejos se procedesse à limpeza de toda a sua zona envolvente? É que se assim fosse talvez os comerciantes e a pouca população residente da Baixa pudesse retomar a sua rotina diária sem necessitar de andar a limpar portas e algumas ruas que ficam como todos sabemos e vemos ficarem nauseabundas! Será que alguém se preocupa com este abuso continuado ano, após ano?

João Braga

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Caro João Braga, concordo e compreendo as suas preocupações que tambem são as minhas e de quase todos os comerciantes e residentes da baixa.
Em relação ao pagamento de uma taxa por parte dos restaurantes não concordo minimamente, pois já todos pagam uma taxa que bem na factura da àgua, pela recolha do lixo e pela limpeza das ruas. Se alguem tem a pagar alguma coisa será sempre a Assoociação de Estudantes( mas a meu ver não deve pagar nada) a Autarquia é que deve ter mais dignidade e articular a lavagem das ruas a seguir aos eventos que se realizam na Cidade.
Porque não a Policia Municipal multar a Autarquia por manter as ruas sujas e não fazer a recolha do lixo?