quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O GUERREIRO DO CONTRA-CICLO

(IMAGEM DA WEB)





 “O proprietário da Ágata Joalharias disse que não tem queixas do actual momento.
O volume de vendas em 2010 é superior a 2009, “ano que já foi melhor do que em 2008”. “Estamos em contra ciclo”, afirmou, lamentando que a venda de ouro para a classe média e média-baixa tenha “quase parado”. Ao contrário da venda de peças “com desenho, movimento e preço elevado” que, na opinião de António Cruz, tem crescido em bom ritmo.” –in Diário as Beiras, de hoje.

Se estas declarações forem verdade, naturalmente, todos ficamos muito contentes. Claro que, mesmo não tendo nada a ver com a vida de cada um, poderemos sempre interrogar: e será mesmo assim? E porque raio estou eu para aqui com este palavreado chocho? Até parece que defendo que toda a gente tem de andar agarrada ao “fadinho desgraçadinho”. Não senhor, não é isso! “Então o que é, alma de Deus?”, até parece que estou a ouvi-lo, leitor a interrogar. Calma, se faz favor…
Mas é assim, este meu amigo comerciante, Há cerca de dois anos, quando toda a Baixa estava a “arder” com assaltos diários a estabelecimentos comerciais, e andávamos todos de coração nas mãos, este meu colega, talvez para contrariar o ciclo, afirmava ao Diário de Coimbra que “aqui não havia insegurança nenhuma. Eram apenas invenções”. Quando nessa altura chegaram a haver quatro assaltos por noite a estabelecimentos, este meu conhecido disse ainda mais: “durante o dia, até transportava ouro entre as suas duas lojas”. Ora, em silogismo, a levar em conta estas declarações como verdades, eu que fui assaltado três vezes e outros, nós estávamos a mentir.
Em resumo, penso que já deve dar para ver que, no mesmo direito subjectivo de apreciação que ele usou na altura, posso achar também agora que o que este comerciante está afirmar é apenas uma invenção.

2 comentários:

Jorge Neves disse...

Tambem a Agata foi assaltada durante a luz do dia, embora pelos vistos ele não tenha dito, teve sorte que conseguiram recuperar o ouro roubado segundos depois graças à coragem da empregada. Em tempo de crise quem mais dinheiro tem investe em ouro e joias.

João Braga disse...

http://economia.publico.pt/Noticia/preco-do-ouro-bate-novo-recorde_1458091