domingo, 17 de outubro de 2010

BAIXA: É UMA PRAÇA VELHA...TÃO VELHA...




 Ontem decorreu na Praça do Comércio um evento alegórico aos espantalhos e a um pouco de toda a memória campesina. Esta festa foi um sucesso para a Baixa. Embora com algumas “nuances” que, como sempre e em tudo, podem vir a ser melhoradas no futuro. Tal como em anos anteriores, na vigência do vereador Mário Nunes, foi realizada pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal de Coimbra.
Tal como ontem escrevi aqui, para além dos doces regionais, para além dos imensos bonecos de palha a mostrarem às crianças como é que se enxotava a passarada há décadas atrás, este ano até teve, junto à igreja de São Tiago, uns quatro burros, para que os infantes pudessem dar um passeio, promovido e dinamizado pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino.
Se até aqui, tirando alguns apontamentos menos positivos, esteve tudo muito bem para todos, para a Baixa, e, sobretudo, para os mais pequenos, o que já não cheira muito bem é os dejectos dos animais terem permanecido no chão da praça até à hora em que escrevo: 18H00. Ou seja, conforme as imagens, a vetusta Praça do Comércio permaneceu uma estrumeira todo o santo domingo.
É natural que tendo em conta o Outono que se desenrola, talvez os serviços de higiene camarários contassem com chuva para o fim-de-semana, mas, igual a outras previsões falhadas, quem é que pode confiar em São Pedro? Logo por azar, hoje, esteve uma “caloraça” do “camano”. É preciso ter galo! Ou melhor, por aqui, teve-se um cheirete igual às pocilgas da Escola Agrícola.
Se a autarquia não tem ninguém para limpar o espaço junto à Românica igreja de São Tiago, construída no século XII em honra dos caminheiros de São Tiago de Compostela, para a próxima mostra dos simpáticos e pachorrentos jumentos, aconselha-se que os ditos burros, que poderão ser menos que alguns humanos, tragam umas fraldas. Ou então, nessa impossibilidade, que se ergam umas retretes movíveis para os bichos-bestas.
Para não sobrecarregar ainda mais a autarquia, já nem vou falar na necessidade que a Baixa tem de casas-de-banho públicas para os humanos que também defecam como as pilecas.

2 comentários:

Jorge Neves disse...

Mais um postal ilustrado da nossa cidade.

João Braga disse...

Os dejectos dos asnos ainda são ainda visíveis na Rua Sargento-Mor. Segundo informação recolhida no local e prestada pela Dona Anita, proprietária do estabelecimento comercial "Cantinho da Anita", ela mesmo contactou com os serviços camarários para efectuarem uma limpeza ao local na passada 2ª feira, mantendo-se tudo na mesma até à data. É triste verificarem-se situações como esta, dado que o municipio (com o nosso dinheiro (é só para lembrar) quando contrata\subsidia eventos para o exterior, deveria inserir nos ditos, uma cláusula mencionando de que a entrega do local\locais utilizados nos ditos cujos, se encontraa limpa e aquando da sua entrega, deverá a mesma estar senão do mesmo modo, procurar apresentar a melhor limpeza possivel. Trata-se de um simples apelo ao bom senso e à sensatez das pessoas participantes nesses eventos e a um melhoramento da qualidade de vida de todos os conimbricenses e seus visitantes.