segunda-feira, 9 de novembro de 2009

UM PINTOR À PROCURA DAS CORES DA FELICIDADE





(O PEDRO E ALGUMAS DAS OBRAS QUE PODE VISITAR NO SALÃO BRAZIL)

Todo o artista, na sua genialidade, é um ser único. É uma pessoa especial. A sua sensibilidade não conhece fronteiras. Ou por isso ou não, transversal e psicologicamente, na maioria, estes indivíduos transportam uma tristeza colada ao rosto como se fosse uma segunda alma. No caso dos pintores, é como se fossem uma almofada de mata-borrão que absorve toda a melancolia, e só assim será possível transpô-la para a tela. Ou talvez, castigo de Deus, é como se estes plagiadores de sentimentos não tivesse direito a usufruírem de alegria e felicidade.
Ora, em analogia, olhando para o rosto de Pedro Freitas, um pintor reconhecido pela Europa inteira que, vindo de Albufeira, assentou arraiais em Coimbra, podemos adivinhar na sua cara o tal sofrimento de que falava atrás. “A vida nunca me foi fácil”, diz-me em lamento. “Às vezes, neste labirinto existencial, tomei caminhos que não devia. Mas olhe que eu sou um bom pintor. Se for à Internet e clicar “Pedro Duarte da Silva Freitas”, você verá toda a minha obra”, aconselha-me em apelo.
E de facto assim é, na galeria “Micro Arte”, ficamos a saber as origens do Pedro e o seu percurso artístico.
O que lhe posso dizer é que o Duarte Freitas é um “construtivista abstracto” de excelência. Se quiser apreciar a sua obra vá ao Salão Brazil, no Largo do Poço, e leve como certo o que lhe digo. Segundo o proprietário deste bonito espaço de restauração, o Telmo, a retrospectiva está a correr muito bem.
Se quer um conselho, faça como eu, adquira uma obra do Pedro Freitas. É uma boa aposta. O dinheiro é um bem tangível que, por artes e manhas, desaparece nas nossas mãos. Pelo contrário, a obra de arte é intemporal e permanece viva ao longo de gerações.

18 comentários:

Ana Pardal Monteiro disse...

Gostava muito de saber do Pedro! conhecia-o da Parede onde viveu muitos anos e, imagine-se, disseram que tinha falecido no Algarve. Só hoje, uns 15 anos depois, é que soube que está vivo e continua a pintar.
O Pedro pinta como só ele! Tenho alguns quadros dele nas paredes da minha casa. O quadro mais bonito que vi pintado por ele, era um Cristo, lindo! Tentei, na altura, ficar com um parecido mas nunca consegui pois ele passou a pintar abstractos e, apesar de na altura pintar ali à nossa frente, nunca pintou o tal Cristo que eu tanto queria.
Fico feliz por saber que o Pedro está vivo, quer fisicamente quer nas memórias de todos quantos o conheceram na Parede e arredores.

LUIS FERNANDES disse...

Obrigada pelo seu comentário. Deixo-lhe uma composição que fala de um pintor que pode ser, perfeitamente, o Pedro:

https://www.youtube.com/watch?v=XIhOQk1oTrA

Edze de Boer disse...

Hello Luis,

I met Pedro 4 years ago in Albufeira and I have some of his paintings. I made a website for him and right this moment I am designing it all new: www.pedrofreitas.eu . If you see Pedro, please tell him I still remember him. You can send an email to info@pedrofreitas.eu and I will receive your message.

Kind regards,
Edze de Boer

C. Santos disse...

O Pedro neste momento e há algum tempo a esta parte encontra-se na Figueira da Foz, a residir numa pensão na Rua Alto do Viso, segundo creio na Pensão a Ver o Mar - tlm 910720463.
Espero ter ajudado.

R. Freitas disse...

Recentemente adquiri 3 obras a este artista ! gosto bastante da sua pintura, e desde há bastante tempo que o procurava!.
R. Freitas

R. Freitas disse...

Recentemente encontrei este artista! está a pintar de novo na Figueira da Foz ! aliás adquiri 3 belas obras

R. Freitas disse...

Reencontrei este artista e já adquiri três novas obras uma vez ter voltado a pintar.

psipaula3 disse...

Gostava muito de de saber do Pedro, andámos juntos no Liceu de S.Jão do Estoril, e frequentámos os mesmos sítios durante muitos anos na Parede. Tenho alguns quadros dele e gostava de ter mais.
Saudades!
Maria Paula Valente

Unknown disse...

Boas,
Reparo aqui que muitos estao a procura do Pedro.
Tenho ultimamente tido contacto com ele. Infelizmente actualmente encontra-se nos cuidados intensivos no hospital de Coimbra mas consciente e em plenas capacidades mentais.

Unknown disse...

Boas,
Reparo aqui que muitos estao a procura do Pedro.
Tenho ultimamente tido contacto com ele. Infelizmente actualmente encontra-se nos cuidados intensivos no hospital de Coimbra mas consciente e em plenas capacidades mentais.

Unknown disse...

Boas,
Reparo aqui que muitos estao a procura do Pedro.
Tenho ultimamente tido contacto com ele. Infelizmente actualmente encontra-se nos cuidados intensivos no hospital de Coimbra mas consciente e em plenas capacidades mentais.

Unknown disse...

Boas,
Reparo aqui que muitos estao a procura do Pedro.
Tenho ultimamente tido contacto com ele. Infelizmente actualmente encontra-se nos cuidados intensivos no hospital de Coimbra mas consciente e em plenas capacidades mentais.

Unknown disse...

Boas,
Reparo aqui que muitos estao a procura do Pedro.
Tenho ultimamente tido contacto com ele. Infelizmente actualmente encontra-se nos cuidados intensivos no hospital de Coimbra mas consciente e em plenas capacidades mentais.

Unknown disse...

Boas,
Reparo aqui que muitos estao a procura do Pedro.
Tenho ultimamente tido contacto com ele. Infelizmente actualmente encontra-se nos cuidados intensivos no hospital de Coimbra mas consciente e em plenas capacidades mentais.

Unknown disse...

Grata Miguel Moita pela boa nova, tenho o maior encanto e respeito pelo Mestre Pedro Freitas, por favor diga-me como vai o Pedro, se já saiu dos intensivos. se está Bem com estimo que esteja...

Deixo um abraço bem forte e saudações artisicas ao meu amigo e mestre Pedro Freitas
que tive o gosto de fotografar no dia do seu sexagésimo aniversário, aqui, na Figueira da Foz. Bem Haja(s)

Unknown disse...

Antes de mais o meu Muito Obrigado, em nome do mestre Pedro Freitas, a Todos quantos manifestaram o seu carinho Sincero!!! A quem o foi visitar, a quem telefonou para o SUCH piso 3 cama 35.

Hoje, 13 de Maio 2016, fui visitar o mestre Pedro Freitas . Está bem, está fora de perigo; já come sólidos; estava sentado (já sai da cama); reconheceu-me; confirmou-me que tem guardados os retratos que fiz no dia do seu 60º aniversário. e já lá vão quase dois anos. Estou muito Grata. Prova de que a Fé move montanhas! Acredito que o mestre Pedro Freitas em breve estará por aí, aqui e ou acolá a brindar-nos com o seu trabalho. Continuemos a dar-lhe a nossa maior Força. Vale a pena: Acreditem.

O meu Especial Muito Obrigado ao Ser Humano Maravilhoso que, amiude, o vai visitar e dar-lhe aquela Força: Bem Haja* sabe quem É.*

A Todos os Figueirenses e Buarquenses e Conimbricenses, Portugal e o mundo em geral. ( a ordem é arbitrária) MUITO OBRIGADO!!!!!

Assina pelo mestre Pedro Freitas ,
Tila Santos

Unknown disse...

Mooi dat je dat voor Pedro deed. Ik heb ook nog kunst van hem. Hij is helaas in 2016 overleden. Ik werkte 2007 tm 2010 in Rickys bar Albufeira

Unknown disse...

Eu tenho um Cristo pintado pelo Pedro