quinta-feira, 19 de novembro de 2009

OS PEQUENOS (GRANDES) PROBLEMAS DE SIMONE



TRANSDEV(ERES) DE UMA TRANSPORTADORA

"Sem entrar em profundas análises sobre transportes, sabe-se o quanto estes são importantes para a funcionalidade e podem contribuir para o impedimento da desertificação das aldeias do interior e em torno da malha urbana. Por razões que a própria razão desconhece sempre que uma zona é (mal) servida de transportes privados, os públicos, como por exemplo os autocarros, não podem invadir esse espaço contratualizado. Ou seja, o princípio público de servir, que deve ser o “maxime”, é subalternizado pelo interesse privado de uma empresa. Tudo até passaria muito bem se esta empresa harmonizasse, de facto, a sua legítima conveniência com os seus clientes. Simplesmente não é assim.
No caso que vou contar, e que redunda em prejuízo diário para muitas pessoas, é paradigmático desse alheamento. Resido em Monte de Bera, uma pequena aldeia um pouco antes de Almalaguês. Como fica distante da estrada principal, onde agora passa a recente criada linha de autocarros que vai até à sede da freguesia, a minha aldeia é servida pelos autocarros da TRANSDEV.
Até há cerca de três semanas, de manhã, havia uma carreira às 7H05, outra às 7H40 e outra às 8H05. Abruptamente, sem qualquer explicação, a carreira das 7H40 foi extinta. Tal como eu, muitas pessoas que trabalham em Coimbra, e entram às 8H30, precisam deste horário de autocarro, porque o das 8H05 chega sempre à cidade por volta das 8H45.
Há cerca de quinze dias fui falar com um engenheiro da empresa. Disse-me que ia estudar o caso e pediu-me uma semana para resolver o assunto. Disse-me ainda que fosse interrogando os motoristas da empresa, que, proximamente, eles teriam uma resposta para o problema. Porém, o tempo vai passando e eu e outras pessoas vamos continuamente chegando atrasadas aos empregos. E se formos despedidas? Este facto interessa a alguém? E já agora, a talhe de foice, por que não interfere neste assunto o presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês? É que nós elegemo-lo para nos representar e defender nestes pequenos (para alguns) e grandes (para nós) problemas.
É triste sermos pequeninos e ninguém nos ligar, não é?"

SIMONE OLIVEIRA CUNHA
MONTE DE BERA
COIMBRA

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente a Transdev, deixa muito a desejar, as camionetas ou careiras como gosto de lhe chamar, nunca cumprem horários e quando aparecem.

Anónimo disse...

Só acrescento que na mesma freguesia e a pouca distância do Monte de Bera existem outras aldeias que nem transportes públicos, nem privados, nem de espécie nenhuma. Se uns são pequeninos, então outros há que são microscópicos!