segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A VERDADE DO DIA, CONTADA POR ALGUÉM QUE NÃO MERECE O MÍNIMO DE CREDIBILIDADE



(ADEUS... ÓH... "BAIS-TE" EMBORA?)

Segundo o meu agente infiltrado no gabinete da vereadora da cultura, da Câmara Municipal de Coimbra, este ano não vai haver Presépio na Praça 8 de Maio.
Segundo as declarações em segredo, secretíssimas, do meu agente de face oculta, este ano não vão haver furtos na Praça 8 de Maio, em Dezembro. A nova mulher forte da cultura, Maria José Azevedo, que tem um pé na rua Pedro Monteiro e outro na Universidade –uma aposta do Carlitos Reencarnação, para ver se acaba com os protestos da esquerda contra a cultura da autarquia. É que os maiores protestantes estão mesmo dentro do Paço das Escolas. É mestre ou não é o meu presidente? Graças a mim, que o aconselhei a convidar a nova vereadora. Sempre quero ver se vai haver pio, ou um novo manifesto contra a cultura em Coimbra. Sempre quero ver…
Voltando à vaca fria, como quem diz aos animais do presépio, dizia eu, ou seja o meu agente, que, nos últimos dias, a vereadora da cultura anda muito sorumbática. A metade do tempo que está no gabinete, passa-o a dar largas passadas entre um canto e o outro, a cogitar com os seus botões, e sempre com a mão a apoiar o queixo (assim do tipo do Rodin, o pensador, estão a ver?). Confidenciou-me o meu informador que a doutora –assim é que é, vamos lá acabar com as confianças- Maria Azevedo com uma cajadada matava dois cães. O primeiro cão a morrer, salvo seja, era aquela imagem desgraçadinha de uma família portuguesa a assistir ao nascimento do filho num estábulo. “É deprimente aquela imagem. Fogo! Não tem nada a ver connosco! Quero uma imagem mais dinâmica e alegre. Pode até ser um casal de homossexuais e uma criança, porque não?”, interroga a vereadora. “Estas imagens do Cabral Antunes é que nunca mais…são francamente redutivas…e é uma forma de piscar o olho à esquerda”.
O segundo cão a morrer, como quem diz, está de ver, é que se acabava com os assaltos na praça e junto à Câmara. É uma vergonha que não pode continuar. Envergonha a própria PSP. É que há uma coisa: quem nos diz que um dia destes não assaltam a própria esquadra? E não é a primeira vez. Está bem que vão entrar em acção as câmaras de videovigilância…mas nunca confiando.
Está de ver que são argumentos fortíssimos para acabar com o Presépio em frente à Petisca, mas a vereadora tem um grande problema, e não sabe como dar-lhe solução. Querem que eu conte? Querem? Não sei se deva, acho que está em segredo de cultura…mas está bem, eu conto!
O que a vereadora Maria José teme são as consequências. Não estou a ser claro. Eu sei! Mas vamos com calma, que isto não é fácil. É assim: os assaltos ao Presépio, acompanhados de vandalismo, junto à Câmara, são uma tradição que já vem de longe…certo? Pois! Ora está de ver que se a vereadora acaba com o forrobodó da malta dos chutos, é lógico, lá vem o João Silva com mais um manifesto…porque se acabou com uma tradição de muitos anos. Estão a ver coisa? Pois!

2 comentários:

Anónimo disse...

Simples a solução no meu ponto de vista,é fazer um presépio ao vivo com os membros do executivo da nossa CMC,incluindo os bichinhos é claro,heheheh, deixam o lugar do inocêntezinho deitado nas palhinhas para o Profº Queirós, que lhe fica muito bem.A segurança nocturna fica a cargo da Policia Municipal,assim dormem de dia e já podemos levar carrito até a baixa para fazer as compras de natal.
Jorge Neves
Bloco Esquerda
Assembleia Freguesia São Bartolomeu

LUIS FERNANDES disse...

Eh...eh...eh! Boa, meu! Gostei!
Abraço.