segunda-feira, 23 de novembro de 2009

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)




Nuno deixou um novo comentário na sua mensagem "UMA FOTO POR ACASO....":

Tenho lido os seus contributos no Diário de Coimbra e devo dizer que, muitos deles, são bem pertinentes. Tão pertinentes como este post. Pegando na primeira frase do último parágrafo ("Você não acha que a autarquia deveria rever a política da publicidade para o centro histórico?") eu diria que não será só a política da publicidade no centro histórico que precisa de ser revista. TUDO devia ser revisto, desde a publicidade aos licenciamentos. Com tantos problemas com que a Baixa de Coimbra se depara, sou da opinião que a Câmara Municipal devia ser mais sensível e tolerante, caso contrário não dou muitos anos para que a Baixa passe de centro da cidade a um guetto onde ninguém entra.

Mas a Câmara Municipal, com todos os seus defeitos, não é a única responsável pelo estado a que chegou a Baixa de Coimbra e, em particular, ao comércio na Baixa. Aliás, todo o comércio tradicional, de uma forma geral, está em crise e a culpa não é por estarem inseridos numa zona histórica. O comércio está condenado, também, pela inércia e falta de visão dos comerciantes. Passo a justificar o porquê de eu escrever isto: Repare que o horário do comércio tradicional é, em geral, das 9h às 13h e das 15h às 19h. Só por mero acaso, este horário coincide com o horário de trabalho das pessoas (e potenciais clientes). Ora, se quando estas pessoas saem do trabalho vão encontrar as lojas fechadas, que hipótese lhes resta senão irem aos centros comerciais? Na minha opinião, acho que os horários do comércio tradicional deviam ser urgentemente revistos. Claro que, para isso, teria de haver autorização por parte da Câmara Municipal, mas aí já estamos a ir de encontro ao que afirmei anteriormente, quando disse que não será só a política de publicidade que devia ser revista para o centro histórico.

Se não houver um entendimento entre as diferentes partes envolventes, a Baixa tem um futuro sem futuro. E quando isso acontecer, não tenho dúvidas de que muita gente irá lamentar-se por não ter feito mais. Mas aí, talvez já seja tarde demais. É impressionante como isto é tão claro e tão óbvio e ninguém faça alguma coisa para impedir isto!

Um abraço.


NOTA DO EDITOR: Concordo inteiramente consigo. Acredite que já escrevi imensos textos sobre a responsabilidade conjunta dos comerciantes -pode verificar aqui no blogue. Quanto aos horários: são livres. Nesse aspecto, a autarquia limita-se a aprovar o horário de funcionamento que lhe é apresentado e não tem nenhuma responsabilidade. Embora, relativo a esta aprovação hajam outras questões conexas.
Agora há uma coisa que não podemos esquecer: o poder político executivo, nacional e local são os principais causadores deste cataclismo. Em metáfora, os comerciantes são o caudal de um rio que deliberadamente foi alterado o curso.
Abraço e obrigado.

1 comentário:

jorge neves disse...

Boa noite Nuno, tems a mesma visão sobre a baixa e o seu comercio,estou pensar criar um grupo de reflexão sobre a baixa, fica desde já convidado a fazer parte, caso seja do seu agrado.
Jorge Neves
Independente no Bloco Esquerda
Assembleia Freguesia São Bartolomeu