domingo, 7 de janeiro de 2024

FALECEU O TOZÉ, O PASTOR AGREGADOR DO BLOCO DE ESQUERDA/COIMBRA

 






Fiquei a saber, hoje pelo Diário de Coimbra, que faleceu o António José André, mais conhecido em toda a Baixa de Coimbra por “Tozé”.

Durante muito tempo acompanhei de perto a militância activa do Bloco de Esquerda em Coimbra. Fui uma espécie de prosélito (aquele que abraça uma religião diferente da sua), ou seja, ideologicamente considerando-me liberal, comprava à peça as actividades do partido na cidade, isto é, se concordava com o tema da reunião, fosse sobre economia, política e sociedade, estava lá para escrever e aprender em longas conversas, sobretudo, no Café Santa Cruz.

Como tinha uma loja na Baixa da cidade, antes da realização dos eventos, era certo e sabido que iria ter a visita do “Tozé” André a convidar-me. Da porta de entrada da loja lançava o desafio: “Vais lá?”

Mais tarde comecei a receber os convites por SMS. O último foi no final de Dezembro. Embora há muito deixasse de participar, certamente por continuar na rede de contactos, era certo em receber uma comunicação.

O “Tozé” foi em vida, como se diz na gíria, um tipo bacano. Professor de profissão, era uma pessoa sem peneiras. Falava a toda a gente, independentemente do estatuto social. Não tenho dúvida nenhuma em afirmar que o Bloco de Esquerda/Coimbra e o movimento Cidadãos por Coimbra, tendo a importância que têm, muito devem a este militante de causas sociais. Era uma pessoa discreta e eficaz. Era o pastor que, na sombra e meticulosamente, reunia as “ovelhas” em torno de uma ideia e acontecimento promovidos por qualquer uma das agremiações políticas na cidade dos estudantes.

Era muito normal vê-lo a distribuir “flayers” na Praça 8 de Maio em horas de ponta.

Companheiro e amigo do falecido João José Cardoso – outro grande defensor de causas sociais na cidade – com mais esta perda , soma a duas o desaparecimento importantíssimo de dois relevantes activistas na meia idade.

À sua família enlutada, em meu nome e da Baixa de Coimbra, se posso escrever assim, os nossos sentimentos profundos.

Até sempre, “Tozé”. Que descanses em paz.


1 comentário:

Anónimo disse...

Que descanse em Paz
Perdi um amigo que nunca se esquecia de mandar a mensagem avisar
Até um dia