quinta-feira, 21 de março de 2019

COIMBRA: EM TEMPO DE ELEIÇÕES INAUGURAÇÕES A ESMO





Hoje, quinta-feira, a dois meses das Eleições para o Parlamento Europeu – vão realizar-se em 26 de Maio – e a cerca de seis meses das legislativas – a data anunciada é 06 de Outubro -, Coimbra foi palco de duas grandes inaugurações. A primeira, durante a manhã, foi a abertura parcial da Mata Nacional do Choupal com o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas. A segunda, durante a tarde, com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, foi a inauguração das novas instalações da empresa The Loop Campany, um projecto com várias frentes, tecnológica e serviços físicos, no prédio da desaparecida Traje. Ainda com o rés-do-chão em obras, onde vai funcionar um estabelecimento de restauração e que vai ser aberto ao público em Maio, tal não impediu que um leque alargado de homens do poder que mandam chover na cidade como, por exemplo, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e o vice-presidente, Carlos Cidade - que recentemente esteve internado por doença e que saudamos a sua volta à vida política – o vice-presidente da CCDRC, Veiga Simão, o recém-empossado Magnífico Reitor da Universidade, Amilcar Falcão, e o presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos.
Apanhando uma palavra aqui e ali, foi dito por Machado que “todo o fruto é vontade da semente” - imagina-se o que quer dizer com isto, mas não engolimos o apadrinhamento.
Quanto ao ministro Matos Fernandes lá foi dizendo que é um grande fã da empresa agora reimplantada – pudera se não fosse!
Não se pense que estou contra a empresa por, aproveitando a boleia da publicidade, ter sido instrumentalizada nesta época do vale tudo para ganhar eleições. Saliento que se estivesse no seu lugar aceitaria de igual modo o frete ao poder.
Ainda falando deste novo projecto que vem a ter a sua sede na zona velha, sem entrar em grandes esclarecimentos sobre os serviços que vai prestar, sabe-se que, alegadamente, cerca de quatro dezenas de pessoas vão trabalhar diariamente no antigo prédio do falecido José dos Santos Coimbra. Isto é, porque traz mais emprego e mais pessoas para consumir, para a Baixa é óptimo.

Sem comentários: