sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A BANALIZAÇÃO DO PROTESTO





 No seguimento da grande manifestação do dia 15, em sintonia com a realização do Conselho de Estado, promovido pelo Presidente da República, foram convocados para hoje vários protestos. Sobre o lema “Concentração em Coimbra durante o Conselho de Estado”, às 18h45, na Praça do Comércio, em frente à igreja de São Tiago estavam cerca de 8 dezenas de pessoas. Este cenário não era previsível? Quem convocou este ajuntamento não sabia que, se não houver cuidado, cai-se numa tal banalização que um dia destes as pessoas, mesmo em caso de grande clamor, não comparecem? Estavam à espera de milhares de pessoas?
E porque compareceram massivamente no dia 12 e hoje não? Pode interrogar-se. A meu ver, há uma semana os cidadãos sentiram que estavam perante um protesto apartidário e um imperativo nacional necessário para apresentar um cartão amarelo ao Governo. Hoje não responderam à chamada porque, no seu entendimento, estavam a ser convocados pelo Bloco de Esquerda.
Não é estar a autocitar-me mas escrevi este texto a dar conta disso mesmo. Leia aqui.



1 comentário:

Mª Helena Dias Loureiro disse...

Luís Quintans
Não utilizaria a expressão "banalização do protesto" neste contexto porque circunstâncias excecionais exigem respostas fora do comum e do expetável. Mas concordo consigo que era previsível que acontecesse esta "não comparência". Deveria ser, mas não estou segura de que venha a ser, matéria de reflexão para os dinamizadores desta mobilização que, tenho de o corrigir, não foi o Bloco de Esquerda.