quinta-feira, 20 de agosto de 2009

BAIXA: HÁ COISAS QUE NÃO LEMBRAM AO DIABO




(ESTA FOTO FOI TIRADA CERCA DA 10H30 DE HOJE)



Hoje, cerca das 16 horas, no Beco do Forno, junto ao “Zé Manel dos Ossos”, incendiou-se uma máquina-aspiradora da ERSUC, Empresa de Resíduos Sólidos Urbanos de Coimbra. Segundo António Abílio, o funcionário da empresa municipal a quem está (estava) consignada a máquina de limpeza urbana, “não sei o que aconteceu. Foi tudo muito rápido. Começaram a sair labaredas do motor. A minha preocupação foi retirar o “jerricam” com combustível da parte traseira, mas não tive tempo. Ainda me queimei no cabelo –mostrando-me os pêlos chamuscados. Como não consegui, tive mesmo de me afastar antes que ficasse cá”, enfatiza o António Abílio.
Quem não estava nada contente com a ERSUC era um comerciante vizinho, o senhor Alfredo Antunes, “já viu isto? O homem podia ter morrido aqui e, da ERSUC, ninguém se importava com ele. Para extinguir o fogo gastámos cerca de 15 extintores. Só à minha conta gastei 12. Os restantes foram de vários comerciantes aqui vizinhos. Quando vieram os bombeiros já o fogo estava extinto. Veja bem, cerca das 17 horas liguei para a ERSUC e pedi para falar com um administrador, a telefonista disse-me que agora nenhum poderia atender. Só amanhã. Já viu isto? Isto é puro desprezo por este funcionário”, desabafava Alfredo Antunes, descontente com a forma como tinha sido tratado telefonicamente.
Segundo uma testemunha no local que presenciou tudo, “foi mesmo um pandemónio. As labaredas subiram mais alto que os prédios vizinhos de quatro andares. Acompanhados por negros rolos de fumo, parecia que o demónio andava à solta pela Baixa. Se por acaso a máquina estivesse encostada a algum prédio poderia ir tudo a eito. Há horas de sorte”, especula a minha fonte.
Agora, o curioso disto, sem graça nenhuma, é que durante a manhã de hoje, estive a falar com o António Abílio –pode ler no post mais abaixo. Onde ele me contava que esta máquina estava um pouco cansada pelo uso diário. Mal sabia eu, e ele, que a foto que tirei ao aspirador de rua seria a última. Há coisas que não lembram mesmo ao diabo. Coincidências, obviamente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi pena, mas a máquina do senhor já era tão velha, que acabou por arder.
Parabéns pelo artigo!

N.F.

LUIS FERNANDES disse...

Obrigado pelo comentário. Abraço.