sábado, 23 de maio de 2009

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE O EXTRAORDINÁRIO LEONARDO)









Ana Santo disse...
Eu estive com o Leonardo na maior parte dos momentos retratados nessa exposição, fotografar era a única coisa que o deixava realmente feliz, e eu felizmente fui a primeira pessoa a ver cada uma dessas fotos em primeira mão. Lembro-me perfeitamente, como se fosse hoje, do brilho nos seus olhos, daquele sorriso maravilhoso, da alegria dele, cada vez que tirava uma foto que ele achasse que era realmente boa, aí, vinha ter comigo todo contente e mostrava-me as fotos. Fotografar era o seu passatempo favorito, e eu acompanhava-o sempre que podia, aprendi imenso com ele sobre Fotografia. "Henri Cartier Bresson" um fotógrafo magnífico, era o seu ídolo, e a frase "Pintar com Luz" vem daí "Cartier Bresson" dizia que fotografar era "Desenhar com Luz". O Leonardo podia passar um dia inteiro a procura da fotografia perfeita, daquela fotografia que lhe tocasse no coração, que lhe dissesse algo, era muito exigente e todas as fotos dele têm um significado muito forte. ("FOTOGRAFAR É COLOCAR NA MESMA LINHA DE MIRA, A CABEÇA, O OLHO E O CORAÇÃO") frase de Henri Cartier-Bresson. A sua paixão pela Fotografia, as suas tendências, os seus gostos, ninguém os conhece melhor do que eu. Das fotos que estão no post, a primeira foto foi tirada em Rabo de Peixe - S. Miguel, a segunda foto foi em Vila Franca do Campo - S.Miguel, a casa retratada já não existe com muita pena dele, a terceira foto foi tirada na Nazaré, a Sra da foto estava muito envergonhada, mas o Leonardo com a sua simpatia derretia o coração de qualquer um e tirou-lhe as fotos que quis, a quarta foto foi tirada na Baixa de Coimbra a um senhor que lá vende castanhas no Inverno, a quinta foto foi tirada na Baixa de Coimbra, naqueles dias de maratona fotográfica em que nos deparámos com um rancho a dançar na rua, esta fotografia fazia-o lembrar a sua Mãe e o Amor que ela tinha por ele, a sexta foto foi tirada em Ponta Garça - S.Miguel e é a sua avó. Leonardo era a minha alma gémea, o meu amigo, meu namorado, o meu anjo protector, sincero, verdadeiro, muito dedicado, de uma sensibilidade enorme e um coração do tamanho do mundo, tive a sorte de fazer parte da vida do Leonardo durante 3 anos lindos, cheios de Amor e Dedicação. Para mim ele continua vivo para sempre no meu coração, para sempre gravado na minha alma e no meu corpo...
A eterna namorada Ana Santo

P.S.-Agradeço-lhe imenso o seu sentido e pungente comentário. Infelizmente não tive a sorte de conhecer o Leonardo. Conhecer as suas extraordinárias fotos foi um perfeito acaso. Mais acaso ainda foi, através deste blogue, vir a ser contactado pela Dona Fátima, sua mãe, o grande amor comum, e, agora, aquando da exposição fotográfica, ter então o prazer de a conhecer pessoalmente.
A vida é um caminho indefinido, do qual não tomamos conhecimento do início, dos acasos que vão surgindo ao longo da vereda, e muito menos do final. Sorte a nossa, em encontrarmos pessoas extraordinárias que nos marcaram para sempre ao longo do percurso. Sorte a de quem calcorreia esta passagem e deixa a sua assinatura bem vincada, pelas acções, pela obra, pelo exemplo, pelo bem, aos vindouros.
Muito obrigada Ana.

Sem comentários: