sexta-feira, 29 de maio de 2009

OS MOVIMENTOS DE IMPROVISAÇÃO DA BAIXA









É meia-noite de quinta para sexta-feira. No Café Santa Cruz, o senhor Costa, o empregado de mesa e pintor, não tem mãos a medir. Por entre um sorriso simpático, dividido pelos pedidos das muitas dezenas de clientes que ouvem atentamente a belíssima tuna de estudantes que, de sua livre vontade, entenderam actuar neste mítico café da Baixa. Cá fora, na esplanada, não há uma cadeira livre. As pessoas, umas em pé outras sentadas no varandim de pedra que rodeia o espaço, ora conversam em tertúlia ora tentam sintonizar a música do agrupamento universitário.
Uma hora antes, na Praça 8 de Maio, em frente ao estabelecimento de hotelaria, actuou uma banda de metais e instrumentos de sopro, provavelmente estrangeira, composta por quase uma vintena de executantes, que deixou, quem passou por ali, todos de “cara à banda”. Apesar de já passar das zero horas, seja pela cálida noite de um verão que ainda tarda ou não, esta encantadora praça e as ruas confluentes apresentam um anormal movimento. Há uma saudável troca de comunicação entre várias línguas europeias.
A cem metros desta praça, no Salão Brazil, provém uns sons harmónicos de trompete em estilo livre de improvisação de Jazz. Por muito surdo que algum passante noctívago seja, é impossível ficar alheio. Por um lado é o intenso barulho da trompete, intervalado com clarinete, por outro, o som melódico é extraordinário, a fazer lembrar Neil Amstrong. Só anjos tocam assim.
À entrada deste salão-restaurante, na pequena esplanada, cerca de uma vintena de pessoas estão em amena cavaqueira. Numa heterogeneidade de idades, entre o cabelo com rastas, os vários “entas” e os sexagenários, todos parecem felizes. Subimos as escadas de acesso ao Salão Brazil. Na entrada, temos de afastar pessoas, como se nadássemos num oceano humano, para conseguir mergulhar no interior. A sala está repleta. Numa miscelânea de melómanos de jazz, com pinceladas de cabelos brancos, “afros-rastados”, bonés na cabeça, e “rabo-de-cavalo”, o ambiente, quase indescritível, à “luz-que-fusca”, faz lembrar New Orleans, por volta de 1920.
Passa cerca de um quarto de hora da meia-noite. Chega um carro da PSP com três agentes. Entram a “matar”, como quem diz, um pouco ríspidos, talvez para marcar terreno, para mostrar quem manda, e chamam o responsável. Tinham recebido queixas de vizinhos por causa do barulho. Alguém tira uma fotografia. O flash da máquina alerta os polícias. Um deles reage bruscamente: “se sair a nossa imagem em qualquer jornal, cá estamos. Temos direito à nossa privacidade”.
Os cerca de trinta degraus de acesso ao Salão Brazil despejam um homem magro e aparentemente fragilizado. É o Pedro Rocha Santos que vem falar com os três agentes. Ele é o mentor e o homem que dá a transpiração e a cara pelo “Jazz ao Centro”. Nota-se que faz um esforço hercúleo para se conter. Em arremedos, vai-se explicando. “Tenho licenças passadas pela Câmara Municipal. É uma realização conjunta com a autarquia. Esta situação não pode continuar. Estou farto”, desabafa Rocha Santos. Aos poucos os cívicos, talvez condoídos com este homem, vão perdendo o ar agressivo inicial e tornam-se mais compreensivos. Ambos, polícia e cidadão interpelado, começam a desabafar. Diz um dos agentes: “pois é, isto é serviço da Polícia Municipal, mas como é amargo, chama-nos a nós. Tudo o que é duro é à nossa força que cabe responder”. Pedro Santos, perante o ar humano que provém dos agentes, aumenta a investida verbal: “que diabo!, porque não vão os senhores falar com o presidente da Câmara? Sabem onde mora, não sabem? Fartei-me de trabalhar para realizar este evento. Eu andei a colar posters durante a madrugada. Saberão os senhores o trabalho que isto dá? Isto é frustrante! Isto é de terceiro-mundo. Que diabo, ainda há pouco passou aí a Queima das Fitas. Foi uma semana de barulho intenso. O que faço é importante ou não para a cidade? Se não é. Acabe-se com isto. Estou farto. Não aguento mais”, repete, em desabafo o mentor dos encontros de Jazz, com a complacência dos agentes da PSP.
Agora sou eu em discurso directo. É preciso garantir bom-senso de todas as partes envolvidas. Todos têm razão: os residentes da zona histórica, a polícia envolvida e o Pedro Rocha Santos.
É preciso harmonizar os interesses. Para os residentes –que têm razão, repito- é preciso interrogar: querem uma Baixa sem barulho, amorfa, sem pessoas e sujeita a assaltos nocturnos? Ou, pelo contrário, dando um pouco do seu legítimo direito ao sossego, querem uma zona histórica rejuvenescida, movimentada, plena de vida, com gente de todas as idades, em que todos possam andar em segurança?
Para o Jazz ao Centro, tudo o que fizer, que é em prol da Baixa, deverá ter em conta quem trabalha no dia seguinte. É preciso apostar na insonorização dos espaços, na sensibilização residencial. Às vezes, caso-a-caso, uma palavra resolve muita coisa.

Não deveria tomar partido neste conflito, mas como tenho conhecimento dos suores transpirados e o tamanho esforço que foi necessário para trazer o jazz para Coimbra, vou mesmo ser parcial. Por uma questão de honestidade intelectual, coloco-me sem reservas ao lado de Pedro Rocha Santos –juntamente com outros, por volta do ano de 2000, entre outras “demarches”, pelo menos uma vez, acompanhei o presidente do Jazz de Coimbra a Lisboa ao Hot Club Portugal. O mérito é todo dele. Pessoalmente, estou-lhe muito grato pelo que conseguiu concretizar. Claro que, naturalmente, se deve também ao apoio incondicional de Mário Nunes, Vereador da CMC, apoio que em 2000 foi negado por Manuel Machado, então presidente da autarquia.

Sem comentários: