terça-feira, 12 de maio de 2009

"AS MANOBRAS SUICIDÁRIAS DO PS COIMBRA"






Elísio Estanque, reconhecido sociólogo, e militante do PS, em carta ao Diário de Coimbra (DC), hoje, vem desancar o PS local.
Eis alguns trechos da carta: “A questão autárquica continua no segredo dos deuses e, deste modo, a coisa parece caminhar para uma situação tão pantanosa quanto insustentável. O lado bom de tudo isto é que, sem o perceberem, podem estar a preparar o funeral “deste” PS.”
“(…) Mas até lá o regabofe do manobrismo vai continuar, para gáudio dos seus actuais mentores. Não tem emenda. Torna-se evidente para toda a gente que a mudança, a existir, terá de surgir de fora. Precisa-se de uma autêntica refundação.”
“(…) É preciso regressar à Política (com P grande) e não será com estes senhores que vamos lá! Tudo se decide entre os “amigalhaços” do costume. E o que é ainda mais perverso é que mesmo aqueles que há pouco tempo atrás pareciam ferozes inimigos e se digladiavam entre si, se reconciliam com facilidade sob estes jogos nebulosos de trocas e baldrocas. “Se eu for para Bruxelas tu podes ser o candidato aqui; se A for num lugar elegível para a AR eu posso propor B para a câmara F; se C aceitar apoiar-me posso abdicar de D e vir a alinhar com E; se S concordar com o nome de M, aguentamos aqui um resultado menos mau (…)” –in carta ao DC de hoje.

Parabéns, professor, pela frontalidade. Assim é que é. É preciso pegar o gado pelas pontas como diz o povo.

De qualquer modo, para o tranquilizar, tenho duas notícias para si. Uma boa e outra assim, assim.

Vou começar pela boa: eu não sou candidato à câmara pelo PS;

A assim, assim: posso garantir-lhe que se H não se decidir, o candidato já está escolhido. Acalme-se, homem. É um bom candidato para Coimbra. É um homem que se preciso for arregaça as mangas. É impoluto, pelo menos nessas manobras de bastidores que refere. Vai gostar dele, tenho a certeza.
Eu sei que está em pulgas para saber, mas calma. A seu tempo, professor.
Se eu não estivesse preso à palavra dada, acredite, depois deste seu estado febril, até lhe dizia. Mas, sendo assim, mesmo correndo o risco de parecer sádico com o seu sofrer, como calcula, não posso. O que lhe garanto é que vai gostar…

Sem comentários: