domingo, 27 de fevereiro de 2022

DÁDIVAS PARA A UCRÂNIA NA MEALHADA: RODA VIVA EM “RODA VIVA”

 




Numa iniciativa digna de registo, a Loja Social Roda Viva, do município da Mealhada, em congregação com a empresa transportadora TMP – na pessoa do senhor Ivónio Martins – associou-se na iniciativa de recolha de géneros, alimentares e outros, para enviar para a Ucrânia, país soberano recentemente invadido pela sua vizinha Rússia.

Conforme temos visto através da televisão e da Internet, a desgraça provocada por um ditador sem escrúpulos abateu-se sobre as suas vidas. Livrai-nos de nos vermos nesta situação de destruição. Por conseguinte, nem que seja por um momento, sejamos solidários com este povo de leste que, de um momento para outro, ficou só com a roupa que tinha vestida no corpo e absolutamente mais nada.

Por volta das 17h00, em conversa com um dos responsáveis pela loja, foi dito que a comparticipação popular estava muito equilibrada. Chegaram a receber ofertas de outros concelhos vizinhos.

Pelo que pudemos constatar, apesar de se verificar muitas oferendas de bens alimentares, a roupa usada, a meu ver, excedeu as outras dádivas. Ora, está de ver sem qualquer informação oficial, o mais necessário são, por exemplo, conservas, enlatados em geral, bolachas e leite. Isto é, bens alimentares não perecíveis e com longa duração. As roupas, usadas ou novas, por sermos uma terra de clima temperado em oposição a um país bastante frio, não são muito compatíveis com a neve constante que polvilha a Ucrânia.

Em resumo, se o leitor é uma pessoa sensível às catástrofes de outros povos, ajude. E pode fazê-lo amanhã, até às 19h00, entregando o seu donativo na Roda Viva, situada no Estádio Municipal da Mealhada.



Sem comentários: