domingo, 26 de setembro de 2021

ESPECULAÇÕES PARA A MEALHADA

 



Segundo as previsões… que não houve – pelo menos registadas na ERC, Entidade Reguladora para a Comunicação Social -, nem há, pelo menos desconhecem-se sondagens à boca das urnas, tudo o que se possa adiantar, para além de especulativo, pode parecer anedótico. Claro que sem dados indicativos, qualquer coisa que se escreva neste momento não passa de um exercício de conjectura, ou seja, num atirar barro à parede, valem zero.

Tendo em conta que havia um cenário levemente idêntico à Mealhada, segundo as previsões da SIC, se o exemplo de Coimbra valer alguma coisa – lembremos que o “histórico” Manuel Machado, candidato pelo Partido Socialista, foi apeado para uma super-coligação liderada por José Manuel Silva -, Rui Marqueiro, representante do Partido Socialista, (provavelmente) terá perdido a eleição à Câmara Municipal, e, em vez de quatro vereadores que detinha no executivo, passará para dois vereadores eleitos. Mais que certo (sem ser certo), das seis Juntas de Freguesia com bandeira rosa até agora, perderá pelo menos uma.


E O VENCEDOR É…?


Pois, aqui é que bate, também não se sabe nada. É lógico que, correndo o risco de ser corrido da “Ordem dos Analistas Políticos não Certificados”, tenho de escrever alguma coisa. E a minha Bola de Cristal diz-me que o vencedor foi…

Não, não digo já. Tenho de capitalizar o suspense. Se eu não tivesse a minha bola de projecções metafóricas diria que, embora com poucos votos de diferença entre eles, ganha o movimento independente Mais e Melhor ou a super-coligação de Hugo Alves Silva.

Por conseguinte, tendo em conta que o método de Hondt beneficia as agremiações mais votadas e prejudicando notoriamente os pequenos partidos, teoricamente, os sete vereadores que o Concelho elege poderiam ficar divididos pelas três forças políticas, isto é, 3 para o vencedor e 2 mais 2 para os vencidos.

Mas pode não acontecer assim. Suponhamos que um dos dois partidos pequenos em representação na Mealhada, o Bloco de Esquerda e a coligação CDU, consegue eleger um vereador? E qual dos dois, em hipótese, estaria mais perto de subir à tribuna? Para mim, a CDU, que fez uma campanha mais activa,

Assim a acontecer as contas ficam todas baralhadas. A ser assim, no total de 7, os três mais votados, PS, mMM e Juntos pelo Concelho da Mealhada, elegem 6 vereadores, 2+2+2, e a CDU (ou BE) elege 1.

E, afinal, o que mostra a minha bola de Cristal? Isso queria você saber imediatamente. Tenha alguma paciência. Até à meia-noite prometo dizer.

Até já.


Sem comentários: