quinta-feira, 29 de julho de 2021

BARÓMETRO DOS JORNAIS EM PAPEL PUBLICADOS NA BAIRRADA



Jornal da Mealhada (edição de 21 de Julho)


POSITIVO


A edição do Jornal da Mealhada (JM) desta quinzena, começando pela capa, com grafismo em cores entre o neutro e o colorido, assim como o interior do caderno recomenda-se e apresenta-se bem.

Gostei desta edição. Com uma entrevista a João Marques, candidato à Câmara Municipal pela CDU, e mais informação político-partidária diversificada às juntas de freguesia, parece ter acordado, finalmente, para as eleições autárquicas que vão ocorrer no próximo 26 de Setembro.


MENOS BOM


Continua a verificar-se a notória falta de articulistas/colaboradores a juntar aos existentes (poucos). Sobretudo, como já escrevi, que abarquem todo o espectro partidário onde persista o contraditório e o debate de ideias. O Concelho, vincadamente, sofre de disfunção política, ou seja, de uma iliteracia, uma ignorância acentuada. Esse trabalho de mensageiro, de levar esse conhecimento às bases populares, cabe por inteiro à imprensa local. O Jornal da Mealhada, ao, aparentemente, pretender desonerar-se da sua responsabilidade no esclarecimento político/público, para além de se se prejudicar a si mesmo, está a contribuir fortemente para a ignorância sistémica. Porque devemos interrogar: queremos um Concelho conhecedor do que se passa no seu seio, ou continuar a ter pessoas amorfas, sem opinião crítica, onde o receio de aparecer numa simples sessão de esclarecimento partidário que os possa conotar com a força política em causa é o prato do dia?

A nosso ver, erradamente, no interior do jornal continua a insistir na inserção de fotografias demasiado grandes e a ocupar demasiado espaço que deveria ser consignado a notícias. Para melhor clarificar, por exemplo, as entrevistas aos candidatos partidários, sendo igual para todos, deveriam ser propostas com um número máximo de caracteres. Isto é, por um lado, de modo a que o concorrente esteja à vontade para explicar o seu projecto de mudança, por outro, quando a entrevista é curta – como aconteceu ao candidato comunista, as duas páginas têm de ser complementadas com fotografias enormes do concorrente. Ou seja, sobram imagens e falta mensagem.

De zero a vinte, atribuo a esta edição 14 valores.


JORNAL DA BAIRRADA (edição de 22 de Julho)


Conforme nos tem habituado, pela grande qualidade jornalística, na diversidade de temas e lugares da Bairrada, ao longo dos últimos anos, continua a ser o ponteiro de uma bússola a apontar o Norte. Nada a apontar.

De zero a vinte, atribuo a esta edição 18 valores.




 

Sem comentários: