quinta-feira, 1 de abril de 2021

BAIXA DE COIMBRA: PSP, PREOCUPADA, TENTA SALVAR O QUE RESTA

 




Segundo uma fonte bem informada junto da PSP, o comandante distrital da PSP, Rui Moura, depois de ter lido, ontem, na página da Câmara Municipal de Coimbra (não oficial), que a Peixaria Pinguim, na Rua das Padeiras, teria sido assaltada pela quarta vez durante o antecedente mês de Março – e que já foi confirmado pelo gerente Miguel Vasconcelos ao jornal online Notícias de Coimbra -, reuniu de urgência esta última noite todos os elementos que constituem o comando para analisar, para além da própria eficácia da PSP, a segurança de pessoas e bens no maior centro comercial a Céu aberto da cidade.

Afirmou ainda o meu depoente que as coisas estiveram muito tensas para os lados da Avenida Dr. Elísio de Moura. Disse ainda que as frases embrulhadas com os gritos do comandante, perfeitamente audíveis na vizinhança, até fizeram parar vários automóveis que circulavam nas redondezas.

Entre muitas outras, foi percebido o tom alterado em tom de ralhete aos subalternos: “isto não pode continuar! A Baixa de Coimbra é o centro nevrálgico do distrito. Basta um comerciante se constipar para toda a área envolvente apanhar pneumonia. Na qualidade de chefias intermédias, a culpa é vossa, que não distribuem agentes para a zona. A falta de meios de locomoção automóvel para acudir às ocorrências na zona é outro problema (não esquecer que a primeira Esquadra está localizada a pouco mais de cinquenta metros do perímetro comercial, digo eu).

Prossegue o Intendente,já remeti uma exposição ao senhor Ministro da Administração Interna, mas, até agora, ainda não recebi qualquer resposta. Só querem saber da pandemia, e mais nada! Depois, para levar com a revolta popular, cá estou eu! Quem se lixa é o mexilhão!

Isto, o que está acontecer com uma vaga de assaltos, é uma vergonha para a Polícia. A partir de amanhã, Sexta-feira, em grupos de seis agentes, vamos patrulhar toda a Baixa. Estão a entender? Temos de mostrar aos comerciantes que estamos mesmo preocupados com a sua sorte. Todos em massa para a Baixa! A aparência é meio caminho andado para a prevenção!

Por outro lado, o serviço de relações públicas da polícia, no prazo de 48h00, deve contactar o senhor Miguel Vasconcelos e, ao mesmo tempo, planear uma conferência de imprensa onde, sem faltar, estejam as televisões. Pela continuada falha de políticas securitárias na cidade, num espectáculo mediático, tenciono apresentar desculpas públicas ao comerciante da Rua das Padeiras.

E mais não disse o meu informador.


Sem comentários: