terça-feira, 30 de março de 2010

POR CÁ, HÁ MUITO BOA MÚSICA




  Quem passou ontem ou hoje nas ruas da calçada, Visconde da Luz e Ferreira Borges, foi certamente surpreendido por um quarteto que tocava música celta. Estou certo, que quer pelo desempenho cénico, quer pela elevada qualidade musical, inevitavelmente, como eu, ficou para ali especado a ouvir aquelas melodias que nos tocava a alma.
 São os “Cornalusa”. São portugueses e foram contratados pela Empresa Municipal de Turismo para actuarem aqui na Baixa, nesta semana da Páscoa. Uma medida de louvar…sem dúvida!
Mas, já agora e a talhe de foice, esta medida –já disse- é de louvar, porém há um provérbio popular que nunca devemos esquecer: “ao subir a escada não esqueças de reparar em quem a segura, porque ao desceres encontrá-la-ás novamente”. E o que quero eu dizer com este aforismo? Pouca coisa, mas algo de substancial. Durante todo o ano, a Baixa é animada pela Patrícia, pelo Walter, pelo Luís e, mais recente, pelo Luís Bartolessi. Ora estes quatro meus amigos, para tocarem na via pública, pagam uma licença mensal à volta de 30 euros. Então, penso que já viram onde quero chegar: ficaria muito bem à Turismo de Coimbra, em alturas festivas como esta, contratar também os serviços destes artistas. Porque o são mesmo…e são muito bons também.
Como disse em cima, e mantenho, gostei muito dos “Cornalusa”. São mesmo muito bons, mas não podemos esquecer a “prata da casa”, são estes que nos “seguram a escada todos os dias do ano”. Isto é, naqueles dias cinzentos, em que nos apetece pontapear as pedras, são eles que estão lá, com algum sacrifício, a puxar pela nossa força anímica…

2 comentários:

Filipa Gonçalves disse...

Gostaria de dizer que concordo inteiramente consigo, mas gostaria também de ressalvar que os Cornalusa também são prata da casa uma vez que são de Coimbra.
Também me parece que foram a escolha ecertada uma vez que a temática é medieval, e é nisso que eles se enquadram perfeitamente, como se pode ver pelas fotografias e pela sonoridade.
Continuação de bom trabalho

Rosinda Amaral disse...

Cornalusa a representar!