sexta-feira, 26 de março de 2010

ESCOLHER O FUTURO PRIMEIRO-MINISTRO

(FOTO DO DN)
(PARA QUEM OU DE QUE RIRÃO ELES?)


  Não possuo capacidades mediúnicas, mas, pegando aqui no Diário de Notícias e realizando-se hoje as eleições no PSD para secretário-geral, algo me diz que o eleito desta contenda de quatro candidatos, respectivamente, Aguiar Branco, Passos Coelho, Castanheira Barros e Paulo Rangel, vai ser o próximo primeiro-ministro de Portugal.
 Já que ninguém pede a minha opinião, sobre quem deveria ganhar -ser insignificante e obscuro é terrível!-, mesmo assim, eu vou dá-la. Gostava que ganhasse Pedro Passos Coelho. É o sangue novo liberal que este grande partido de ideologia social-democrata precisa. Pois! Eu disse "gostava", mas não vai ganhar. Gera muitos anticorpos e estas grandes agremiações partidárias não gostam de quem faça ondas e abale a paz telúrica das instituições partidárias. É preciso mexer, mas sem grandes abalos ou vagas revolucionárias que o "zé povinho", como é conservador, não gosta de grandes mudanças e não alinha em tiradas liberais. Que é isso? Já chegámos aos países-baixos ou quê?! Isso é que era bom! Respeitinho é muito lindo. Tudo se pode fazer, desde que se seja discreto. Nada de dar nas vistas!
 Então quem vai ganhar? Quer você saber? Mas olhe, desculpe lá,assim estou a contradizer-me -em cima, eu disse que não tinha poderes mediúnicos, não era presciente, adivinho, não sei me entende. Olhe, deixe lá! É o que faço mais diariamente, portanto lá vai mais uma contradição. Vou então antecipar-lhe o resultado, mas isto fica cá entre nós, que senão depois não me desamparam a loja. Todos querem resultados antecipados sobre tudo. E eu não posso, porque não cobro...estou a ser claro? Bom, mas vamos lá aos resultados: Quem vai aceder ao pódio do primeiro lugar vai ser...(ta...ran...tan)...pois!...Paulo Rangel. Embora com uma margem muito pequenina do segundo candidato Passos Coelho...que fica então em segundo lugar. Em terceiro é o portista Aguiar Branco e em quarto lugar, o nosso conterrâneo Castanheira Barros. Adianto também que o nosso reputado advogado de Coimbra, concorrendo com grande pertinácia e dignidade, foi muito maltratado pelo aparelho Sá-Carneirista de que tanto se sente próximo. Quase que não lhe davam votos nenhuns. Mas, para prever isto, não era preciso ser bruxo como eu. É ou não verdade? Ó larilas...

P.S. -Por favor não espalhem a boa-nova aos quatro ventos. É que vai influenciar o resultado do plebiscito e eu não quero. Nestas coisas temos mesmo de ser sérios...ainda que não pareça.

2 comentários:

ManivelasdaMente disse...

Olá,

Vindo do blog da Nilza, a grande poeta do Pará, aterrei aqui. Gostei. Tanto mais que comungo das suas preferências, embora desteste a política, que conheço de gingeira. Digamos que sou catedrático. Passei 10 anos a fazer a cobertura parlamentar, diria «paralamentar», na Assembleia da República.
O Pedro Passos Coelho, de que sou amigo, parece-me o melhor, embora em política venha o Diabo e escolha. Se ele se mantiver tal como o conheci, venha ele para PM e o Manuel Alegre para PR. Talvez as coisas se alterem.

Manel

Anónimo disse...

Amigo Luís, acabei de saber o resultado das eleiçoes do PSD, e tenho de lhe dizer: está confirmado as suas capacidades mediúnicas são fracas ou mesmo nulas. Pelo menos em relação a prognósticos eleitorais partidários.Não errou por muito: em 4 acertou 2, só trocou os dois primeiros candidatos.
Agora falando a sério, estou de acordo consigo quando afirma que para além de se eleger o presidente do PSD, estas eleições vão determinar o próximo primeiro-ministro de Portugal.Portanto, são eleições que nos interessam a todos, sociais-democratas ou não. Devo dizer que, como cidadão preocupado com a situação do país, gostei e fiquei satisfeito com o resultado final. Ou seja,estou novamente de acordo com o Luís quando diz que P.P.Coelho era dos quatro candidatos a melhor opção, preparou-se antecipadamente para este combate eleitoral, apresentou alternativas e afirmou, sem deixar duvidas, qual a sua estratégia de acção governativa. De salientar que não se submeteu aos barões e figuras históricas do partido, veja-se o episódio com Alberto João Jardim, o que só abona em seu favor. Parece ser um corte com os ilustres instalados no aparelho partidário desde há muito, uma nova equipa, jovem e com ideias. Era o que o partido precisava e, também, o país. Acho também, que apesar de tudo, Paulo Rangel deveria ser aproveitado para participar num futuro governo.
Em conclusão, espero que P.P.C. seja o rosto da mudança, um novo rumo para este país. Não sou do PSD, não vou votar no partido nas próximas eleições(o meu voto está destinado desde há muito), mas espero sinceramente que P.P.C. seja o próximo 1º ministro de portugal.Já agora, talvez uma maioria e uma vitória de Cavaco Silva nas presidenciais, fosse o enquadramento mais adequado para conseguir trabalhar com a tranquilidade necessária. Penso que P.P.C., se isto acontecer, não irá ter o mesmo comportamento de José Sócrates na legislatura anterior.
Marco