segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

JARDINS SUSPENSOS NAS NOSSAS CABEÇAS

(NO EDIFÍCIO MAIS BAIXO FUNCIONOU ATÉ HÁ POUCO O SPORTING NACIONAL)

 Cerca das 16 horas de hoje, a Baixa foi fustigada por uma grande bátega de chuva misturada com granizo. Perto do local onde trabalho, o horizonte que os meus olhos alcançam daqui, de onde me encontro, vejo um prédio decrépito, a ameaçar ruína, e outro ao lado -que se pode ver pela foto- com as caleiras cheias de lixo e ervas. Aqui funcionou durante largas décadas o Sporting Nacional, fundado em 1919. Agora reparem nisto: as duas salas da antiga colectividade estão ainda repletas de memórias, fotos, taças e algum mobiliário. Pois, como está abandonado há cerca de três anos, e o telhado está a meter água, está tudo a estragar-se. Há cerca de um ano escrevi este texto no Diário de Coimbra e, consegui falar com um dos poucos sócios do clube, no sentido de se reanimar este tão importante espólio da Baixa. Ficou em falar comigo mais tarde...até hoje. Como não sei onde mora. Está tudo em águas...das chuvas.
 Mas não é só: por baixo deste salão, no rés-do-chão, está localizado um importante posto de transformação da EDP que abastece quase toda a freguesia de São Bartolomeu. Ora, imagine-se que há um curto-circuito -o que até nem é difícil de prever, tendo em conta que todo o edíficio parece um chuveiro a meter água. Além disso, não é a primeira vez. Já há cerca de dois anos, ouviu-se aqui um grande estouro e toda a zona ficou sem energia eléctrica. Será que ninguém vê o barril de pólvora que estará prestes ou na eminência de deflagrar?
 Ao ver cair toda aquela quantidade de água misturada com granizo, estava a pensar neste assunto.
 Eu não sei o que se passa, mas parece que ninguém se importa com estas questões, em que está em causa a segurança pública. O que mais me chateia -e deveras- é que, se preciso for, a administração camarária é capaz de chatear por coisas de lana caprina, sem ter em conta, muitas vezes, o estado psicológico de alguns inquilinos idosos. Como dizia aqui, há dias, a assistente Social da "Criadita dos Pobres", Ana Maria, "todos os dias vejo caras novas", referindo-se à senilidade de muitos anciãos que vivem e convivem na Baixa.
 O que quero dizer é que os nossos olhos não comem sopa. Portanto basta só ter atenção ao que se passa no Centro Histórico. Ter em conta o que é acessório e o que é principal. Sem esta destrinça não chegaremos a lado nenhum. Quem vive e trabalha aqui no centro da cidade não pode continuar a encarar os serviços camarários como inimigos, como uma entidade que só cria problemas. A bem de todos, da própria Baixa, terá de se fazer uma ponte de concórdia. O executivo, os vereadores da oposição, os fiscais da câmara -em troca de posição- terão de ser capazes de se colocarem no lugar do munícipe e, este, terá de se transcender, colocando-se no lugar do fiscalizador. Sem esta trégua, colocando o poder que cada um  se julga deter no mesmo nível, não será possível alcançar o bem comum.

4 comentários:

Anónimo disse...

versão portuguesa
Masturbação
Reverse Ajuda
SEX
Blowjob
Sabonete
Reverse Ajuda
Host Viagens
Masturbação
Boobs
Blowjob
Creampie
Sexo
Deriheru
Uncut
Torcedores reverso
Quente

Anónimo disse...

Que comentário é este: «versão portuguesa,masturbação,...»?,não percebi, quer dizer algo e eu não atingi? ou é apenas um triste comentário sem nexo? O blog está bom não o estragem com disparates fora de contexto.Força Luís

LUIS FERNANDES disse...

Deixe lá, eu fiquei na mesma. Ou seja, fiquei tão tolo quanto já era.
Abraço e obrigado pela força.
Luis

Anónimo disse...

Seria bom que o Luis não passe estes e outros textos, estúpidos sem nexo algum.
Por favor o seu blog é dos poucos em Coimbra que tem muita qualidade, por isso deverá manter essa qualidade.
Textos em Chinês ou outra língua não traduzida "NÃO"