segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

BAIXA: CONVITE A MANUEL MACHADO








Começo por cumprimentar Vossa Senhoria, caro presidente Manuel Machado.
Antes de entrar directamente no objectivo que me motivou a escrever esta carta, tenho que lhe dizer que, comparando com outros ornatos, os comerciantes da Rua Eduardo Coelho estão muito contentes e gratos pelo esforço igualitário que Vossemecê se arrogou ao mandar incluir nesta via estreita os ornamentos natalícios. Não faça esse ar de surpresa. Homessa! Acredite que o que escrevo é verdade! Bem sei que esse seu ar de incredulidade tem a ver com o texto que escrevi no Sábado, em que dizia que “As vias estreitas e pracetas adjacentes, seguindo o que vinha acontecendo, este ano foram completamente abandonadas”. Parecendo ter ficado confuso, será pelo teor desta mensagem, agora, em contraposição ao que plasmei, que que ficou com cara de anjo. Foi?
Vou retratar-me: embora raramente o faça, no Sábado eu não coloquei os óculos 3D, de efeitos especiais, que V. Ex.ª usa sempre que põe os pés nas vielas da baixinha. Ainda não percebeu bem, pois não? Calma, que explico tudo!
Pois, é isso mesmo! É tudo uma questão de lunetas! Pode crer que alguns comerciantes da cidade, seguindo o seu esmerado e rectilíneo exemplo, sempre que se manifestam sobre o que o seu executivo faz para revitalizar a Baixa, levam as lentes de aumento. Faça o favor de não sorrir, que isto é coisa séria! Se não fosse assim, como entender um comentário de um comerciante da Rua Eduardo Coelho escrito a seguir à minha crónica de Sábado? Ora leia:

Quanto à iluminação discordo da sua opinião,
nota-se um crescimento este ano. Está em mais ruas,
em mais espaços da cidade, tendo muito bem voltado
à Praça da República, e mais alegre. para mim a melhor
destes últimos 3-4 anos.
E isto é algo que me transcende. Se estão a progredir, se
estão a fazer melhor, porquê criticar? O porquê de deitar
abaixo o trabalho bem feito? Qualquer pedagogo dirá
que isso é contra-producente. Quando algo é mal feito
devemos chamar a atenção, mas se algo está a ser bem feito
devemos também notar, apreciar, quiçá aplaudir, e pedir
que esse sim, seja o rumo a seguir, de uma constante
melhoria.
Façamos isso relativamente à Câmara Municipal de Coimbra,
e porque não também a nós próprios e aos outros. que todas
as boas atitudes, melhorias, progressos sejam notados e aplaudidos.

Assim sendo, por alegadamente as iluminações das ruas estreitas serem tão ricas e de tão bom gosto, caro presidente Machado, decidi convidá-lo para no próximo Sábado, dia 8 de Dezembro, pelas 19h30, vir inaugurar os esplendorosos enfeites suspensos por cima da antiga rua dos Sapateiros. Não ligue às luminárias apagadas que já dei conhecimento no portal “A minha Rua” em 16 de Novembro. Já passaram três semanas e nada de resposta? Relapsos? Ora, ora! Deixe lá isso! Está tudo bem! Por aqui, nem uma só voz vai se elevar!
Continuando, que ainda não acabei, então seria assim: o camarada presidente vinha inaugurar as benfeitorias às 19h30 e, em seguida, às 20h00, ia jantar com os comerciantes desta artéria ao Restaurante Espanhol, na Rua da Sofia. Aceita o convite?

P.S. :
-Veja novamente as explícitas fotos captadas ontem à noite, cerca das 20h00, na Rua Eduardo Coelho.
-Se aceitar a convocação, não se esqueça de trazer os óculos tridimensionais.
-O lugar sentado no restaurante será à sua escolha. Não vá o diabo tecer coisas e o coloque ao meu lado -como é óbvio, estou a pensar no seu incómodo, por mim está tudo bem.


Sem comentários: