domingo, 22 de março de 2015

A BAIXA RECUSA MORRER





Durante os três meses deste ano, e até ao final deste corrente Março, na Baixa, entre as lojas comerciais que já encerraram e as que vão seguir o mesmo exemplo perfaz cinco estabelecimentos –para análise, duas de roupas; uma perfumaria; uma de artigos decorativos e outra de fotografia.
Entre as que já estão abertas ao público, desde o início do ano, e as que até ao dia 31 vão dar à luz serão 11 –também para estudo, duas de estética e manicura; uma de arte e restauros; uma de produtos alimentares endógenos; três lojas de roupas; um restaurante; uma taberna; uma de artigos alimentares gourmet e um bar. Em Abril dará à luz uma galeria de arte e artigos antigos.
Por aqui, pela grande diferença entre as empresas que claudicam e as que nascem, com número positivo elevado para estas últimas, dá para ver que a zona histórica, apesar da grande crise económica, continua em actividade frenética e, num processo de regeneração contínuo, parece um gigante a estrebuchar que, mesmo sendo polvilhado por venenos, se nega a morrer.
Como já escrevi aqui e sujeito à discussão, tento mostrar que tem de haver uma explicação para os deuses terem ensandecido e colocarem os princípios económicos em causa. Começamos pela constatação: por um lado, a procura de bens duradouros e perecíveis continua rarefeita. Por outro, a oferta é cada vez mais desmedida e naturalmente leva ao embaratecimento e provoca a estagnação, conducente à deflação, da economia nacional.
Sendo assim, estamos, portanto, em contra-ciclo económico. Pela lógica, mandaria o bom senso que não se continuasse a bater na oferta de produtos, sobretudo em áreas já esgotadas, e na abertura de mais negócios iguais aos existentes e já em número excedentário.
Ora o que se comprova? Que continuam a abrir estabelecimentos, mais do mesmo e maioritariamente feito por pessoas sem experiência, que, para além de entupir a oferta e afectar a diversidade, provocam a sua própria desgraça e o empobrecimento de quem está implantado –pode até parecer que sou a favor de “numeros clausus”, limitar o acesso. Nada disso. Acho que todos têm o direito de escolherem livremente o ingresso num qualquer curso ou profissão desde que preencham os requisitos mínimos. Se assim não fosse a concorrência –e a evolução humana- estaria ferida de morte. Quero dizer, por conseguinte, que alguma coisa terá de se fazer para alertar estes novos investidores, tantos destes recorrendo a empréstimos familiares. O que se fez até agora é sempre através da recomendação de amigos, porém, como tenho apreendido, quem vem de novo chega cego e não ouve ninguém. Para eles, com todo o respeito que merecem e lhes assiste, a nossa mais profunda reverência e admiração pela sua coragem.
Antes de especular sobre o que se poderá fazer, embora já tivesse escrito sobre este assunto na semana passada, vamos questionar: por que razão, mesmo com resultados negativos, continua o comércio a gerar desmesurados apetites? Pela necessidade de trabalhar honradamente e para ganhar a vida, já que os outros sectores económicos, primário e secundário, não respondem aos anseios de quem precisa de meios para sobreviver.
Sobre soluções milagrosas, pelo menos na actual conjuntura, é evidente que não as há. Contudo, se o acesso ao trabalho é um direito legítimo e constitucional, e se os que o procuram merecem o reconhecimento social porque se negam a viver à sombra dos subsídios do Estado, temos todos, os que estão e os que vem de novo, obrigação de pugnar por condições mínimas de continuidade para estes novos negócios. Por que a razão, neste cair um agora, levanta-se outro amanhã, reside essencialmente no esbulho de impostos em que as famílias e as empresas estão sujeitas.
E a Câmara Municipal de Coimbra, o poder local, não pode fazer mais? Tem de ser capaz de fazer melhor. Apesar de ter um Gabinete de Apoio ao Investidor e as regras plasmadas serem objectivas, para além da promoção e da dinamização que se adivinha, o trabalho de sapa, oculto em gabinete, não se vê. É preciso pôr as mãos na massa, vir para a rua, e, sem ter que ser a solução, mostrar que está no mesmo lado do problema, apoiando, desonerando posturas, e dar a cara. É preciso não esquecer que, pelo seu esforço heróico, são estes investidores a força centrifugadora que está a contribuir para revitalizar a Baixa.


Sem comentários: