sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

DEUS ABUSADOR

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)



 Já não bastava há uma semana São Pedro ter mandado chover a cântaros, vai daí, hoje, data da “Noite Branca” anunciada, voltou a fazer a mesma coisa. Isto é o quê? Brincamos é? Lá porque o santo é o Senhor das águas do Universo pode dar-se ao luxo de actuar assim arbitrariamente? E Deus, que hierarquicamente superintende os serviços de Pedro, não se manifesta? Está certo isto?
Tal-qualmente como há oito dias a APBC tem grupos corais contratados para actuar nesta “Noite Branca” e em que algumas lojas da Baixa, presumidamente, estarão abertas até às 23h00. Quer dizer, “estarão” se Deus quiser e se perante esta descarada “birrice” do seu chefe de serviços não estragar tudo.
Está bem que foi chato a APBC, há umas semanas atrás por alegada falta de meios, ter desmarcado o acordo feito anteriormente como Mercado Municipal D. Pedro V, mas, que diabo –salvo seja-, já chega de vingança por parte do Senhor das chaves de todas as fechaduras deste mundo e do outro. Há uma semana atrás, aqui, ainda duvidei que pudesse haver conluio, contrato, entre a santidade e o presidente da Associação dos Mercados de Coimbra, Paulo Diniz, mas hoje, com este tempo de morrinha, de chuva miúda, estou esclarecido: São Pedro está “feito” com o nosso simpático talhante da nossa “praça”. É duplamente injusto. Primeiro, porque duvido que o Senhor das barbas brancas e molho de chaves a tiracolo compre lá alguma coisa. Segundo, toda a gente o conhece bem lá na venda de peixe, carne e hortaliças. É preciso colocar-se em bicos de pés e castigar assim os mercadores da Baixa só para mostrar a sua omnipotência? Estamos perante um reiterado abuso de direito. É um escandaloso atrevimento de posição dominante. Já agora, podemos especular, por que razão é que o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que por acaso até português, não se insurge e pede a intervenção dos seus pares para que este monopólio seja desfeito de uma vez por todas? E o nosso Governo português? Porque nunca obrigou Deus a ter livro de reclamações? E até vou mais longe: esta prepotência não deveria interessar ao menino Jesus? Se as crianças têm um poder imenso junto dos pais, por que razão o salvador não se interessa por isto? Ah, ainda não nasceu?! Pode ser, mas quando vir a luz vai ser igual. Igual, não. Pior. Muito pior!
Continuando, já agora, há oito dias dava de alvitre que Armindo Gaspar, presidente da APBC, deveria, com urgência, enviar uma carta registada com aviso de recepção a Deus a manifestar o seu total descontentamento. Enviou? Sei lá! É mais que certo que não fez nada. Apesar de haver quem diga que segue com atenção o que se escreve neste blogue e, eventualmente, algumas vezes tomará em boa conta o que aqui se recomenda, esta é a prova consumada que o Gaspar não liga nenhuma ao que escrevo. Está certo? Claro que não! Está erradíssimo. Sobretudo para mim, que sempre me alegrava o ego e mostrava que alguém me dava atenção. Mas qual quê? Tenho de continuar na minha absoluta carência e perdido nos labirintos da ignorância.
Não é preciso ser doutor de leis para verificar que, em nome do superior interesse dos comerciantes, o Gaspar deveria fazer tudo o que estivesse ao seu alcance. Não sei muito bem o quê, mas, por exemplo, já que Deus não acolhe as nossas preces, deveria convocar uma manifestação em frente à igreja de Santa Cruz, com grandes cartazes: “São Pedro, demita-se! Estamos fartos da sua arrogância e insensibilidade!”
É óbvio que estou a escrever assim, mas não sei que medida teria tomado o Armindo. Vamos aguardar pelos próximos dias. Uma coisa tenho a certeza: ele vai manifestar o seu descontentamento ao Criador por ser tão injusto para todos nós.


  

Sem comentários: