quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

UM CONVITE ESPECIAL PARA SI...



 Amanhã a Orquestra Clássica do Centro (OCC) faz 11 anos –grite comigo: “Parabéns a você!”. Naturalmente que vai haver festa rija no Pavilhão de Portugal, ao fundo do Parque Verde. O espectáculo começará às 21h30 com entrada livre. Como vê uma boa razão para você não faltar. Mas há mais. Muito mais! Começarei pelo menos importante: vai lá estar a RTP1. Bem sei que você já estará a pensar com seus botões: “e que me interessa a televisão? Homessa! Lá em casa sou sempre a estrela principal numa peça escrita por mim, encenada por mim, e cuja actriz de cartaz é a “patroa” e a televisão nunca quer saber de nós para nada!”
Relaxe! Ainda não disse tudo. Cerca das 22h00, directamente do “Teatro Público o Sol por Companhia”, vários músicos irão juntar-se à orquestra da cidade e vão mostrar como é que se toca. Ah, pois! Ainda lhe digo mais, com uma simplicidade enorme, estes grandes artistas estarão disponíveis para dar autógrafos. Até estou mesmo a ver que você não sabe onde fica o teatro de que falei. Calma, que eu explico tudo. Estou aqui para isso mesmo. Este recinto fica situado na cidade, mais propriamente na Baixa, e é muito mais importante do que o Teatro Bolshoi, em Moscovo, apenas com uma diferença: você, na Rússia, paga uma fortuna para ver um ballet ou um músico. Aqui, no “Teatro Público o Sol por Companhia”, que fica nas Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, não paga nada. O grave é que você, diariamente, passa, anda, não olha para quem lá está a prestar um serviço, e, se preciso for, ainda resmunga do barulho. Fosca-se! Desculpe lá, mas você é mesmo mal-agradecido.
Bom, vamos lá acabar com estas informalidades e vamos dar um ar solene à coisa. Como “agente” da recém-criada “Orquestra de Músicos de Rua de Coimbra”, com a licença e devida vénia da presidente da direcção da OCC, Emília Martins, tenho o prazer de convidar Vossemecês para assistirem, em directo e a cores, à primeira actuação destes famosos artistas de Coimbra. Portanto, em suma, façam o favor de comparecerem amanhã à noite no Pavilhão de Portugal. Fui claro? Fui? Ou é preciso fazer um desenho?



Sem comentários: