terça-feira, 15 de novembro de 2011

AS NOSSAS RUAS CHEIRAM A ROSMANINHO



 Hoje, durante a manhã, andou uma equipa do Horto Municipal a distribuir pelos associados da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) uns cedros envasados. Andavam acompanhados pela Ana, funcionária da agência, que lhes indicava quem os tinha requerido. Trata-se de uma parceria estabelecida entre a APBC e o Horto Municipal. Numa gesto que é de louvar a Baixa, durante a quadra Natalícia que se aproxima, vai ficar mais verde, acolhedora e com um cheirinho a campo.
De um modo geral os comerciantes com quem falei ficaram satisfeitos. Um ou outro lá foi dizendo que os cedros deveriam ser mais pequenos, mas, pronto!, logo a seguir rematavam: “a cavalo dado não se olha o dente”.
Lembro que ao fim do dia é necessário recolher para dentro das suas lojas os vasos com as plantas. É bom não esquecer que, em caso de desaparecimento, cada comerciante é responsável pelas árvores deixadas à sua guarda e à frente dos seus estabelecimentos.
Em cada praceta e largo do Centro Histórico foi também deixado um pinheiro, que será ornamentado por alunos de várias escolas da cidade, e que, igualmente, é preciso também que alguém desses locais se disponibilize na recolha da árvore pinácea.

E AS ORNAMENTAÇÕES DE RUA?

 Segundo declarações de Armindo Gaspar, presidente da APBC, “até agora, e apesar de tentarmos saber junto da autarquia, a agência não tem qualquer informação sobre este assunto. Não sabemos o que vai acontecer.”

E O QUE DIZ O NOSSO AGENTE INFILTRADO?

Como não sabemos nada oficialmente acerca das luzes de Natal, vou tentar o oficiosamente. Vou ligar para o nosso espião XPTO, sempre de serviço na Câmara Municipal, e tentar saber qualquer coisinha por debaixo da mesa. A tropa manda desenrascar. É ou não é?! Ora tomem atenção, se fazem favor.

-Está lá? Quem é que fala? -Interrogo.
-Com queria falar? –Responde-me a “voz”.
-“Nunca mais é Natal na Câmara de Coimbra” –é a senha em código para o nosso agente entender.
-Ai és tu, ó caramelo? Já podias ter dito! O que é que queres? –Responde e interroga ao mesmo tempo o XPTO.
-Ó pá, é por causa das iluminações do Natal. Sabes alguma coisa?
-Olha, ainda bem que ligaste, estão ali numa reunião por causa disso. Aguenta aí os cavalos que eu vou colar o ouvido à porta…
(ZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…. ZZZZZZZZZZZZZZZZ….ZZZZZZZZZZZZZZZ –ouve-se um ruído ininteligível de fundo com pessoas a falarem)
Ainda aí estás, ó caramelo?
-Sim, estou…
-Ao que parece, segundo o que consegui perceber, já contactaram uma empresa para fazer umas iluminações curtitas. Um arco aqui e outro acolá. As ruas que vão ficar mais compostas vão ser as largas, a Ferreira Borges, Visconde da Luz e Sofia. Para além disso, o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio também serão engalanadas. Mas os trabalhos só começarão nos primeiros dias de Dezembro, que é para apanhar aí uns 15 dias do Natal… (XIU!... abriram a porta do gabinete…. Está a sair o Barbosa, com um grande sorriso de orelha a orelha… XIU!)







Sem comentários: