terça-feira, 21 de setembro de 2010

A ÚLTIMA REUNIÃO DA APBC, VISTA PELO "ESPÍRITO DO CARVALHO"



 Estava eu sossegadinho na minha contemplação do silêncio quando recebi um chamamento, através do Arnaldo “ver-para-além-da-opacidade”.
Eu sou um espírito bom que apenas apareço na Terra quando sou solicitado para trabalhos de espionagem pelo director do blogue Questões Nacionais. Para que não percam tempo a invocar-me, aviso já que só “trabalho” para o Luís Fernandes.
A forma de chamamento é a habitual. Junto a uma mesa de pé-de-galo, onde está o Fernandes, o Arnaldo, que é médium, entra em transe e, rogando o meu nome, eu, incarnando no meu interlocutor, apareço e respondo ao que me é perguntado ou faço o que me for pedido.
 Então, ontem, com aquela voz de parvo que tão bem reconheço, diz o director:
-Espírito do Carvalho preciso que na tua invisibilidade vás assistir a uma reunião da APBC, Agência para a Baixa de Coimbra. Sei, através de um informador anónimo, que vai haver uma reunião para tomar uma posição contra a autarquia sobre o “Dia Europeu sem Carros”. Como sabes, este acto visa chamar atenção para a utilização de meios de transporte mais ambientais como a bicicleta, por exemplo, estás a entender? Então, tal como em anos anteriores, interrompem umas quantas ruas da Baixa, a João de Ruão, a Sofia, a Olímpio Nicolau Rui Fernandes…
-E porque não interrompem o trânsito junto ao Continente, no Vale das Flores? –interrogo eu.
-Pois, aí é que está, ó espírito do Carvalho…aí é que está! Quem não está pelos ajustes é o Arménio Pratas que é (ainda será?) o presidente do sector comercial da ACIC, Associação Comercial e Industrial de Coimbra e o Armindo Gaspar, é o presidente da APBC…não sei se conheces…
-Mas desculpa lá, ó Fernandes, mas ou sou muito estúpido, ou então estás para aí a embrulhar os pés pelas mãos…
-Não estou não, pá! Juro-te por Deus, que te há-de ajudar a ser melhorzinho agora, em espírito, do que foste quando andaste por cá em vida…
-Ó Fernandes, não invoques a minha vida passada…se não até me passo…
-Ok, desculpa lá, Ó espírito do Carvalho…que ninguém te chame cá por mal –e benzeu-se com o sinal da cruz.
-Diz-me lá, Ó Luís Fernandes –que eu não estou aperceber nada disto-, então a APBC vai fazer uma reunião em que contesta a decisão da Câmara Municipal de Coimbra (CMC)?
-É isso sim, ó espírito do Carvalho…
-Mas, diz-me lá, ó director, mas a autarquia não detém a maioria do capital social da APBC? Além disso, o Barbosa de Melo, que é o vice-presidente da autarquia, não é também o presidente da assembleia-geral da agência e até costuma ter sempre nas reuniões da APBC um assessor, o Miguel Pignateli?
-é verdade, sim…
-Então. Ó Luís, desculpa lá, mas não estou a entender. Como é fica o Barbosa nessa reunião? Vai fazer como a Olívia patroa/Olívia empregada? Isto é, nessa reunião, metade dele estará pela CMC e outra metade pela APBC?
Sabes que me faz lembrar uma situação passada com o Pina Prata, que era ao mesmo tempo presidente da ACIC e vice-presidente da autarquia? Quando ele estava na câmara era o vice de Encarnação e contra a ACIC. Quando estava na ACIC era contra a edilidade. Deu no que deu!
Já viste, pá, que o executivo de Encarnação tem uma propensão para a complicação? Gosta de estar em tudo…depois dá no que dá!
Ou me engano muito, ó Fernandes, mas temo que mais um vice comece a ser queimado em lume brando.
-Ó pá, Ó espírito do Carvalho, desconfio que tenho que te devolver às catacumbas do inferno. Tu não dizes nada de jeito…carago! Vade retro, Satanás. Fosca-se!
Vou mas é ler o “Campeão das Províncias”…

2 comentários:

Jorge Neves disse...

Apoio a APBC.

João Braga disse...

Hoje vem na pág. 2 do Diário de Coimbra, a notícia de que a C.M.C. admite "estudar" a eventual alteração do modelo do Dia Europeu sem Carros em Coimbra, após criticas da APBC e quiçá das apresentadas aqui no Questões