terça-feira, 2 de dezembro de 2008

"ENCARNAÇÃO DESTACA ESFORÇO PARA ÁREA QUE MERECE"

(FOTO DO BLOGUE "PIOLHO DA SOLUM", TIRADA MOMENTOS ANTES DE PARTIR PARA PÁDUA...EM TURISMO)



"Iluminação, música e pista de gelo. “Tentámos encontrar formas que consigam captar as pessoas para passar na Baixa”, realçou Carlos Encarnação, antes de dar o exemplo da italiana Pádua, cidade geminada com Coimbra, onde esteve há pouco tempo. “Andava toda a gente na Baixa a passear e a fazer compras com um frio desgraçado e neve. Nada disso era desculpa para não andarem na rua”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que revelou não perceber o porquê de “aqui não ser assim”, in Diário de Coimbra (DC) de hoje.

Ó senhor presidente, então o amigo esteve em Pádua a fazer o quê? Foi passear? E, perante as dúvidas manifestadas ao DC, não teve ao menos a curiosidade de perguntar ao seu congénere italiano o segredo do seu (dele) sucesso? Ó homem de Deus, você anda mesmo nas nuvens.
Mas, deixe lá, nada está perdido, cá o seu “amigo do peito”, o Luís Fernandes, que nunca esteve em Pádua, vai então explicar-lhe tintim por tintim.
Comece por se sentar. A seguir pegue então numa esferográfica e numa folha de papel:

1º-O centro histórico de Pádua –como, aliás, quase em toda a Itália- está todo revitalizado. Raramente se vê um edifício decrépito. Quando assim acontece o “mayor” da cidade desenvolve esforços para que rapidamente seja restaurado o edificado;

2º-Como sabe –melhor do que eu- Pádua vive muito do turismo religioso. Por exemplo à noite raramente se encontra uma igreja encerrada. Todas estão abertas ao público católico e não católico;

3º-Reparou, o amigo, na limpeza das artérias do burgo onde viveu Galileu? Por acaso viu por lá lixo espalhado, ou até uma simples beata no chão de pedra granítica?

4º-Como certamente visitou, e sabe , Pádua tem uma das mais antigas Universidades do Mundo, fundada em 1222. Tem um Jardim Botânico, Património Mundial da Unesco e foi fundado em 1545. Tem ainda outro pormenor curioso, sabendo explorar turisticamente todas as mais-valias, a cidade é conhecida internacionalmente por ser onde Santo António passou parte da sua vida.
Por acaso, ao descrever-lhe todos estes pontos turísticos, estará lembrar-se de uma cidade portuguesa que é geminada com Pádua e que tendo quase tudo igual nada faz para o relevar turisticamente no mundo?

(Calma!, estou mesmo a terminar, já notei o quanto está cansado de escrever)

5º-Saberá o amigo que em Pádua não existem centros comerciais? Homem!, feche a boca, não precisa de ficar com essa cara de espanto! Pois é!, pode ter aí uma das muitas razões do sucesso do centro histórico de Pádua.
Vamos combinar uma coisa: quando voltar a Pádua –só e apenas para o ajudar- eu vou consigo. É muito mais fácil. Além de mais, evita de fazer estas figuras. Você desculpe, mas com estes desabafos desconexados, está cada vez mais a parecer-se com a Manuela.

1 comentário:

Unknown disse...

Em relação ao ponto 1, julgo que em Pádua (tal como no resto da Itália) existe um sistema de imposto que é regulamentado a nível municipal.. este imposto é tão mais agravado quanto mais degradado estiver o edifício (se localizado em zona histórica)

Mas lá tudo é diferente, não se pode comparar de forma tão simples.. Para já, e bem referido no ponto 5, não existe esta cultura de mega-shoppings.. depois porque o mercado imobiliário funciona em pleno, não tendo tido como cá um período de congelamento de rendas pós-25 de Abril, que ajudou e bem ao ponto a que chegámos..

Cumprimentos