quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

DENTRO DE MOMENTOS, O GRANDE COMBATE

(Imagem da SIC Notícias)




Esta noite, mais exactamente dentro de uma hora, pelas 20h30, em simultâneo nos três canais generalistas, RTP, SIC e TVI, no grande ringue mediático do Capitólio, em Lisboa, vão defrontar-se o campeão de pesos pesados, António Costa, e o meio-pesado, Rui Rio.

Com um júri nacional a arbitrar o grande pleito e sobre a fiscalização do director nacional da Associação de Boxe Performativo, Marcelo Rebelo de Sousa, espera-se que o encontro vá decorrer dentro das normas da decência. O curioso, e isso por questões de sigilo não foi anunciado na imprensa, em espírito, e lado a lado sem falarem, vão assistir ao desempenho dos seus delfins Mário Soares e Sá Carneiro.

Ambos os contendores terão de encenar formas imaginativas para mandar o adversário ao chão. Como desempenho principal será utilizado o “Sparring”, que consiste numa simulação de luta entre pugilistas.

As fintas marcarão todo o tempo de desempenho para desnortear o oponente a nível psicológico. Como se sabe a finta pode ser “programada” ou “adaptativa”. É de crer que a programada vai ser a mais utilizada.

É de prever que o sorriso escarninho, assim a cair para o mal-dizer mas sem mostrar a hipocrisia, vai marcar em permanência o rosto dos dois antagonistas.

Neste espectáculo, mais parecido com um leilão, em que está em causa o voto pessoal de cada um, quem oferecer mais promessas e com uma dialética firme, clara e incisiva, sem desferir um único murro ou pontapé por debaixo da mesa, pode ganhar o combate.

As regras, antecipadamente anunciadas, não permitem “nocaute”, derrube do oposto e incapacitando-o de terminar o combate. No entanto, pasme-se sem pasmar, são permitidos “golpes-baixos”.

Até já. A exibição segue dentro de momentos.

Sem comentários: