terça-feira, 11 de janeiro de 2022

BARRÔ: A MORTE PASSOU AQUI



A morte, esse desígnio natural que toca a todos os organismos vivos, essa cessação permanente e irreversível de todas as funções biológicas, essa assombração inevitável que poucos querem a bater-lhe à porta, passou hoje por Barrô e levou-nos um prestigiado vizinho: o José Maria.

Partindo com 91 anos de idade, o nosso “Zé” Maria teve uma vida cheia na aldeia que o acolheu e perfilhou desde moço e vindo dos Moinhos.

Vivaço, sem conhecer uma letra por mais maiúscula que fosse, mas com plena flexibilidade, resiliência e fulgor para cada entorse que a vida nos prega, com apenas vinte anos, em 1950, abrindo ao público o seu consultório de cortes de barba e cabelo, cedo se transformou numa das pessoas mais importantes do povoado.

Na sua barbearia, onde não faltava a cadeira recostável António Pessoa, não se tratavam apenas as fealdades do físico mas também as maleitas da alma. Nesse tempo, em que só os mais velhos recordam, o barbeiro era o conselheiro, o confidente, o psicólogo. A seguir ao médico, ao padre, ao professor primário, o escanhoador de rostos ressequidos pelas agruras espinhosas da época marcava a agenda diária de um lugar habitado.

No curso da sua longa existência, foi sempre uma pessoa prestável, respeitada e respeitador. De palavra fácil, sem pejo, despejava o que lhe ia na alma. A vida dura, calcorreando descalço os caminhos de seixos pontiagudos, ensinara-o a ser directo no trato, fosse o visado de classe remediada ou remendada.

Muito crente nos dogmas da fé, sempre se mostrou disponível para ajudar a sua paróquia nas cerimónias religiosas que obrigavam a sua presença.

Com a sua partida para a eternidade, a nossa terra, por um bom homem que se vai, fica mais pobre.

À sua viúva, Maria Augusta de Jesus Vieira, aos seus filhos, Jorge Manuel Vieira de Jesus e Isabel Rosa Vieira de Jesus, e aos seus netos, em meu nome pessoal e da nossa aldeia de Barrô os nossos sentidos pêsames.

Até sempre José Maria.


P.S: Segundo o anúncio necrológico da Agência Funerária da Carreira, Unipessoal, L.da, as cerimónias funerárias serão realizadas amanhã, Quarta-feira, pelas 14h30, na Igreja de Luso com missa de corpo presente. Em seguida, o féretro será encaminhado para o Cemitério local.


TEXTO RELACCIONADO


"HISTÓRIAS DA MINHA ALDEIA: O BARBEIRO"

 

Sem comentários: