sábado, 4 de março de 2017

SER OU NÃO SER (NÃO É A QUESTÃO)

Resultado de imagem para josé manuel silva
(Imagem da Web)




Depois da televisão SIC anunciar que José Manuel Silva seria candidato à Câmara Municipal de Coimbra em representação pelo movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) e os jornais diários da nossa santa terrinha irem atrás do diz-que-disse -pelos vistos sem consultarem as fontes, o médico presumível candidato ou o CpC-, eis que hoje, um dia depois, surge nos mesmos diários o desmentido da união de facto entre Silva e o movimento.
Citando o Diário de Coimbra, “O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) negou ontem que já tenha escolhido o seu cabeça-de-lista nas próximas autárquicas. Como ontem notíciámos, a SIC adiantou que o candidato daquele movimento era José Manuel Silva, anterior bastonário da Ordem dos Médicos. Num comunicado ontem emitido, assinado pelo vereador Ferreira da Silva, que é o coordenador do movimento, é dito que aquela notícia “teve indiscutível efeito desestabilizador sobre o CpC, dado que muitas pessoas, dentro e fora do Movimento, lhe deram crédito.”

MAS, AFINAL, O QUE É ISTO? É CARNAVAL?

Pelos vistos, a relação de namoro visando a união de facto entre o anterior bastonário da Ordem dos Médicos e o movimento político CpC não passou de uma não-inscrição -como diria o camarada filósofo José Gil.
Se não desse para rir talvez pudesse parecer uma comédia, ou, se calhar, uma mentira do 1.º de Abril, ou, sei lá, uma partida de Carnaval. O problema maior é que, para além das omissões descaradas da SIC, do Diário as Beiras e Diário de Coimbra, estes que se limitaram a fazer o “copy e past” da notícia sem terem o cuidado de a confirmar, esta aparente galga vai ter consequências.

UM TIRO NO PÉ DO CpC

Para quem anda na política -que não é o meu caso, como é óbvio-, não se entende muito bem a contundência do desmentido público feito pelo vereador eleito do CpC, Ferreira da Silva. Vamos lá ver as coisas como são: ninguém acredita que a SIC, pelo respeito que merece, inventasse esta notícia de ânimo leve. Ou seja, é evidente que houve negociações de aproximação entre os dois contraentes, José Manuel Silva e CpC. Por outras palavras, a SIC, delegação de Coimbra, sem confirmar, limitou-se a espalhar os fumos que lhe chegaram à redacção.
Portanto, mesmo sendo uma pré-negociação em marcha, esta reacção a quente do coordenador do CpC é um tiro no pé. Se porventura as coisas até estavam encaminhadas para o movimento ter um novo rosto político que poderia ser muito bom para os dois subscritores, agora, com este desmentido dilacerante, mais que certo, acabou-se o ensaio para Silva vestir a camisola do movimento de cidadãos.
O resultado mais lógico, provavelmente, será o ex-bastonário concorrer como independente e esquecer este “fait-diver” da política caseira.

E É BOM?

Claro que não é bom para o CpC nem para a Coimbra. Comecemos pelo movimento. O CpC acabou de perder um grande candidato que, pela sua idoneidade e reconhecimento público a nível nacional, lhe poderia fazer duplicar, ou triplicar, a sua vereação no executivo e o número de deputados na Assembleia Municipal.
Por parte de José Manuel Silva, a mesma coisa, sempre a perder. Se concorresse em representação, no mínimo, o seu lugar na vereação estaria assegurado e o mesmo número de eleitos na Assembleia. Correndo sozinho nunca se sabe o que pode acontecer. Conhecendo Coimbra como conhecemos, apostaríamos que um independente sem apoio partidário, no máximo, só pode almejar ser eleito como vereador ou inscrever um ou vários deputados para a Assembleia Municipal -quem não se lembra da candidatura independente de Pina Prata e a célebre cadeira vazia na Assembleia Municipal?
Com este desfazer de laços, perde a cidade na sua contenda eleitoral porque em vez de três presumíveis candidatos muito fortes no pleito, Manuel Machado, pelo PS, Jaime Ramos, pelo PSD/CDS/PPM, e José Manuel Silva, pelo CpC -este se concorresse agregado-, para abalar o sono de Machado, resta somente Jaime Ramos. Isto, considerando que o advogado Ferreira da Silva, o actual coordenador do CpC não seja de novo concursante -tudo parece indicar que não será. E com todo o respeito pelos demais candidatos independentes que vierem a entrar no processo.
Lamentável, meus senhores!

1 comentário:

Anónimo disse...

Luís Fernandes, mas que grande cenário ;). Se não é politico, olhe que parece... O movimento Cidadãos por Coimbra já disse que a noticia é falsa, ou seja, que ainda não escolheu nenhum candidato. Quando escolher, avisa. Entretanto, não é missão do CpC confirmar rumores.