quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A HORA DO LOBO

(Imagem da Web)


 Nos últimos tempos, quem sabe pelo facto de a serra se tornar cada vez mais inóspita e despovoada de presas selvagens, que constituem o seu sustento, e também por força dos incêndios, construção de auto-estradas, e grandes aglomerados habitacionais que fizeram perigar os seus habitats, os lobos, acossados pela fome, têm vindo a atacar os rebanhos. Exceptuando as áreas protegidas, no sopé da montanha, nas várias regiões do país, os governantes das cidades, pressionados pelos pastores e vendo as suas taxas a diminuir, sem levarem em conta que o futuro desta espécie pré-histórica é incerta e pode desaparecer a curto prazo, fizeram valer os seus lamentos junto do Governo. Este, em face da quebra de receita dos municípios e por inerência dos impostos, autorizou a caça ao rei da montanha sem se preocupar que este animal está em vias de extinção. Sabe-se que o “Canis lupus signatus” –é uma subespécie de lobo cinzento que se reproduz na Península Ibérica-, a sua procriação e o acasalamento, apenas se verificam entre os meses de janeiro e abril.
Sabe-se também que uma alcateia produz, em média, uma única ninhada, salvo quando o macho se relaciona com outras fêmeas fora da célula familiar. A taxa de crescimento destes animais é mais lenta do que os cães selvagens. As principais causas da sua mortandade são a caça, os acidentes com veículos e os ferimentos ocorridos durante o ataque pelas suas presas. Apesar de lobos adultos poderem, ocasionalmente, ser mortos por outros predadores, os grupos de lobos rivais são muitas vezes os inimigos mais perigosos.
Estes bichos selvagens são importantes hospedeiros da raiva em alguns países do mundo. Quando infectados, tornam-se extremamente agressivos podendo morder várias pessoas num único ataque. Ataques raivosos, se nada os impelir em provocação, podem ocorrer no inverno e na primavera.
Em Portugal toda a sua população está em declínio e em vias de desaparecimento.
Então a pergunta que subjaz: como entender esta caça ao lobo em uma altura em que mais se necessita de um clima de paz e assertividade para a sua procriação e multiplicação?

NOTA: SUBSTITUA O LOBO PELO EMPRESÁRIO GERADOR DE RIQUEZA NO PAÍS E QUE LUTA PARA ALIMENTAR A SUA PROLE.

FONTE: WIKIPÉDIA

Sem comentários: