domingo, 31 de julho de 2022

COMUNICADO DO MOVIMENTO INDEPENDENTE MAIS E MELHOR ACERCA DE UMA RECENTE REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MATA DO BUSSACO

 



MOVIMENTO INDEPENDENTE MAIS E MELHOR



Ao contrário do afirmado pelo sr. vereador Rui Marqueiro,

na última reunião de Câmara, não há uma necessidade urgente e

constante de transferências de meios financeiros para a FMB,

por parte da CMM. Inclusive, nem o salário do Presidente

da Fundação, que tanto o preocupa, está em causa.

Constatamos assim, que são falsas as declarações do, ainda,

sr. Presidente da Concelhia do PS na reunião de câmara.”



Fundação Mata do Bussaco – Um novo início depois da injustificável espera”


O Movimento Mais e Melhor reuniu com o sr. Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Mata do Bussaco, prof. Guilherme Duarte, e foi recebido com cordialidade e espírito de cooperação, a mesma postura com a qual também o Movimento se apresentou.

O tardar da nomeação do Presidente da Fundação, por parte do governo e consequência dos novos estatutos, teve efeitos nefastos. Porém, a equipa de trabalho está motivada e todo o Conselho Diretivo, agora nomeado, está presente e cooperante.

Foi com agrado que recebemos a informação de que a FMB é financeiramente sustentável e o seu dia-a-dia está garantido. Tal como nos informaram, a gestão tem de ser rigorosa, como sempre, sendo que as receitas são suficientes para o cumprimento das obrigações da instituição (salários e outras despesas correntes do dia-a-dia).

Ao contrário do afirmado pelo sr. vereador Rui Marqueiro, na última reunião de Câmara, não há uma necessidade urgente e constante de transferências de meios financeiros para a FMB, por parte da CMM. Inclusive, nem o salário do Presidente da Fundação, que tanto o preocupa, está em causa.

Constatamos assim, que são falsas as declarações do, ainda, sr. Presidente da Concelhia do PS na reunião de câmara.

Esperamos que agora, em que foi finalmente decidido quem irá liderar a FMB, cessem as lutas internas do PS Mealhada pelo lugar, e que o sr. Presidente da FMB tenha estabilidade e suporte necessários para que possa desenvolver o seu trabalho e projectos para a nossa Mata do Bussaco.

Foi também com agrado que ouvimos que o apoio logístico e institucional da C.M. Mealhada para com a FMB tem sido fundamental, sempre disponível e célere na comunicação. É fucral que esta relação se mantenha, apesar das alterações aos estatutos que relegam a Câmara Municipal da Mealhada para o plano secundário das decisões e da vida da FMB.

Foi-nos comunicado também que há projectos ambiciosos e estruturantes para o futuro da Mata.

Estão a ser executados trabalhos de manutenção regularmente para a melhoria dos espaços e infraestruturas da Mata do Bussaco. Há também uma equipa de trabalho dedicada, competente e motivada que pode vir a ser reforçada.

A maior preocupação do Sr Presidente são os projetos com financiamento aprovado, havendo a necessidade de fundos para investimento, nomeadamente para a comparticipação nacional de fundos europeus.

Consideramos que a CMM deve apoiar os projectos para a Mata do Bussaco, porém na medida das suas capacidades e responsabilidades.

Defendemos que o Governo, que chamou a si a gestão da FMB, deve obviamente assumir a sua parte nestes financiamentos, tal como o ICNF, o Instituto do Turismo de Portugal e a Direção Geral de Património Cultural que tomam lugar na administração. Estas instituições devem também ser chamadas a apoiar a Fundação.

A Fundação Mata do Bussaco tem também capacidade de gerar recursos e a sua gestão deve procurar novas fontes de receita, parcerias e apoios que estão disponíveis no nosso tecido económico para melhorar as suas receitas. Deve promover e colocar à disposição dos privados todo o potencial do património, da imagem e do nome Bussaco. A Mata do Bussaco é recurso de valor incalculável e uma marca a potenciar!

O Movimento assume que estará presente, atento e ativamente cooperante com a Fundação.

Porque o sucesso da Fundação Mata do Bussaco é o sucesso da Mata do Bussaco e a Mata é de todos nós.


(Movimento Independente Mais e Melhor)


Sem comentários: