quarta-feira, 4 de agosto de 2021

MEALHADA: PRESIDENTE DA CRUZ VERMELHA AGRADECE NA HORA DA DESPEDIDA



Passados quatro anos e oito meses à frente da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Mealhada, Vítor Glória Soares, agradecendo em carta emotiva, deixa o cargo que desempenhou com o encerramento de um ciclo, “com a noção plena que dei o melhor de mim”. Diz ainda, “foi um orgulho ter servido a maior instituição do mundo em voluntariado”.

A nova direcção é constituída por Jorge Semedo como presidente. Será coadjuvado por elementos directivos que se mantêm, respectivamente, José Carlos Silva, Marta Neves, Hugo Santos e Andreia Dias. Assim como novos directores, nomeadamente, Paulo Cristina e Cristiano Teixeira.

A página Mealhadenses que amam a sua Terra deseja à nova equipa uma saudação especial de muita ventura.


A CARTA DE DESPEDIDA:


Há quatro anos e oito meses, mais precisamente 1706 dias, quando iniciei a minhas funções de Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação da Mealhada sabia que “início de algo é sempre um tempo de esperança, de alguma ansiedade, de alguma incerteza, mas sobretudo de desafio e estímulo”.

O meu percurso como voluntário da Cruz Vermelha, sim porque essa é a essência de todos nós, teve início em junho de 2013, como vogal da Direção, passando depois em 2014 para vogal da Comissão Administrativa e chegando a Presidente no último dia de novembro de 2016. Tive a honra e o privilégio de exercer múltiplas funções na Delegação ao longo deste período, com momentos muito gratificantes, de grande aprendizagem conjunta, de grandes desafios e concretizações, num dos períodos mais difíceis da história da nossa Delegação. A todos agradeço a oportunidade e confiança depositada na minha pessoa e nas equipas que liderei, quer nos melhores momentos, quer nos outros menos bons. Hoje, ao finalizar as minhas funções, queria agradecer a um conjunto de pessoas e entidades que me permitiram desempenhar esta gratificante missão. Não mais que isso!

Começo naturalmente, por agradecer à minha família, à minha filha e à minha esposa, a paciência e a compreensão que tiveram, sobretudo em alturas onde a minha ausência física era uma realidade quase constante, mas tiveram a capacidade de compreender que a minha entrega a esta causa fazia de mim uma pessoa mais feliz.

Aos meus amigos, pela minha ausência em muitos momentos.

Aos meus colegas de Direção e ao Coordenador Local de Emergência, que tiveram a capacidade de me aturar, pois como todos começaram cedo a entender, para mim a entrega era a qualquer dia ou a qualquer hora; foram resilientes nas minhas exigências e souberam ser sempre de uma lealdade humana e institucional incrível.

Aos meus Diretores de Departamentos: Emergência, Social, Juventude, Património, Logística, Juventude, Voluntariado, Comunicação, Formação, Financeiro, para eles todos sem exceção o meu obrigado na entrega e competência.

Agradecer a todas as instituições publicas e privadas, pessoas singulares e coletivas, empresas, Câmara Municipal da Mealhada, Juntas de Freguesia, Cineteatro Messias, que desde a primeira hora foram parceiros incríveis da Delegação.

Finalmente agradecer aos voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação da Mealhada, são eles e a eles se deve a maior parte das conquistas que esta Delegação teve: horas de entrega, sacrificando não só as famílias como também abdicando de ferias e mesmo de trabalho para ajudarem nesta causa: vocês são seres humanos incríveis.

Um agradecimento também para os Diretores que abandonam a Direção: Carlos Costa e Hélia Branco, que tiveram uma entrega incrível no desempenho das funções, o meu sincero desejo de felicidades para a vossa vida pessoal e profissional. Não poderia deixar de referir uma pessoa incrível que tive a oportunidade de conhecer melhor nos últimos anos, e que até ao ultimo dia de vida nunca virou a cara à Delegação, a nossa Tesoureira, Laura Rodrigues; para ela onde estiver, a minha sentida homenagem pela coragem que teve, apesar da doença de nunca nos deixar!

Uma palavra final para a nova Direção que assume hoje funções, para os diretores que se mantém, José Carlos Silva, Marta Neves, Hugo Santos e Andreia Dias, trazem consigo a experiência e a competência que vai ser extremamente importante, e uma palavra também para os novos elementos que entram, Paulo Cristina e Cristiano Teixeira, que tiveram a coragem de abraçar esta causa, o meu sentido reconhecimento.

Para o novo Presidente, Jorge Semedo as maiores felicidades neste novo desafio, pois é humanamente reconhecida a sua entrega e competência por esta causa, e estou certo com a ajuda da sua nova equipa, a Delegação tem condições humanas e físicas para crescer e continuar a ser uma instituição de referência.

Quatro anos e oito meses volvidos fecha-se um ciclo, com a noção plena que dei o melhor de mim, e sabia há muito tempo que o “terminus seria sempre algo bastante difícil, com alguma nostalgia, mas de renovada esperança, num futuro melhor para a Delegação”.

Foi um orgulho ter servido a maior instituição do mundo em voluntariado!

Obrigado, Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação da Mealhada….

Vitor Glória Soares”

 

Sem comentários: