Hoje
desloquei-me à
Divisão
de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais. Cheguei
às 12h19. À entrada do departamento,
na máquina, retirei a senha com
o número
68 correspondente
à categoria A, de Atendimento Geral – o seviço subdivide-se em
mais quatro classes: B, C, D e E.
No visor electrónico corria a vez do
número 58. O tempo foi decorrendo, com outros munícipes que
entraram muito depois e retiraram senhas de outras categorias a serem
atendidos, e o grupo A mantinha-se quedo e ledo. Fui atendido às
13h16, ou seja, praticamente
uma hora depois. Em conversa com a funcionária sobre este assunto
fiquei a saber que é normal ser assim porque as outras
séries correspondem a pedidos breves, entre outros, como
guias
de pagamento. Mas emerge uma pergunta: estará certo reter munícipes
durante uma hora e outros, com permanência de cinco minutos,
passarem à sua frente? Estará
a metodologia correcta? Onde cabe o princípio de igualdade de
tratamento ao cidadão?
Valerá
a pena pensar nisto?
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