segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"NÉCESSITÉ OBLIGE"




 Contrariando anos anteriores, nesta Segunda-feira a seguir ao natal, estiveram muitas lojas abertas. Curiosamente, apesar de não haver muito movimento de pessoas, nas que abriram, lá dentro viram-se pessoas a comprar –lembro que o habitual encerramento no dia imediato ao dia de Natal e de Ano Novo resulta do facto do comércio estar aberto nos feriados de 1 e 8 de Dezembro.  
Noutros anos talvez fizesse sentido esta troca, sobretudo porque nesses dias éramos muito visitados por espanhóis. Agora já não. "Nuestros hermanos", para além de escassearem, já não compram.
Nos dias que correm, tendo em conta que o mês de Dezembro é apenas mais um mês igual aos restantes, sem picos no consumo, e tal como se verificou este ano, estou em crer que –na obrigação de todos fazerem o mesmo- cada vez mais se caminha para o corte desta tradição. Aliás, conforme se estão a comportar as vendas no comércio de rua, tudo indica que, proximamente, haverá outras alterações até aqui chamadas de indiscutíveis, refiro, obviamente, os horários comerciais. É de supor que, com as profundas modificações que se irão sentir, muitos estabelecimentos encurtem o seu horário de trabalho e, sobretudo, tentem aproveitar as horas de maior afluência de consumidores. A ver vamos!

Sem comentários: