quarta-feira, 4 de maio de 2011

ACIC: DEIXEM ARDER QUE O MEU PAI É BOMBEIRO





 Logo quando os sinos da torre da Igreja de Santa Cruz baterem as nove badaladas, equivalentes a 21, e os passarinhos estiverem posicionados nas palmeiras da Avenida Sá da Bandeira para passarem pelas brasas, vai haver ali ao lado, nas instalações da ACIC, Associação Comercial e Industrial de Coimbra, mais um simulacro de um grande incêndio.
Sabendo que o velho edifício centenário pode não aguentar uma futura calamidade e até ruir fragorosamente em cima  dos pilares que o suportam, entendeu-se por bem levar a efeito esta prova de sustentabilidade.
Sabe-se que foram chamados vários representantes e recentemente empossados na Comissão Municipal de Protecção Civil, entre eles, a própria ACIC, a APBC e a Junta de freguesia de São Bartolomeu.
Curiosamente, por questões extrínsecas e alheias ao próprio, uma vez que, alegadamente, não haverá outros voluntários, o pirómano de serviço vai ser Carlos Clemente, presidente da Junta de São Bartolomeu. Curioso ainda porque este homem tem por costume preocupar-se com a segurança, nomeadamente em saber se as bocas-de-incêndio pingam qualquer coisinha –como aconteceu há pouco tempo num incêndio aqui na Rua Visconde da Luz.
À ACIC, nomeadamente à sua direcção, cabe-lhe mostrar que o velho edifício, com toda a sua garbosa “estaleca” e apesar de ter mais de 150 anos, ainda dá duas bombadas sem tirar fora. Isto é, perante a ameaça de claudicar em ruína eminente, o imóvel, ainda se aguenta nas canelas e dá dois gritos sem ficar rouco.
Sabe-se que, perante esta tentativa de extinção de incêndio, os cerca de 16 funcionários vão estar atentos. Pudera, ou não fosse os seus postos de trabalho estarem em risco.
Segundo o sismólogo oficial da Baixa, Francisco Machado, nos próximos dias não se prevêem para aquela zona sismos, terramotos, tremores de terra, maremotos, nem tsunamis… “mas isso é só por enquanto”, diz o mais famoso adivinho do Centro Histórico.

NOTA DE RODAPÉ
Em virtude do nosso grande fotojornalista “Olho de Lince” se encontrar em grande reportagem no Paquistão, sobre o abatimento momentâneo ou definitivo de Bin Laden e também a nossa boa, boa, jornalista estagiária Rosete “sempre em cima” andar envolvida com a troika –isto era de prever-, não nos será possível fazer a cobertura noticiosa deste acontecimento. Aos nossos leitores, aos nossos admiradores, aos nossos detractores, pedimos compreensão.

Sem comentários: