sexta-feira, 15 de abril de 2011

UM ALERTA IMPORTANTE DE CARLOS CLEMENTE




Carlos Clemente deixou um novo comentário na sua mensagem "O PREVISÍVEL GRANDE INCÊNDIO NA BAIXA VISTO PELO "...": 


 Os simulacros são sempre necessários. Quanto a isso não existe qualquer dúvida. Mas na verdade, existir um simulacro na Freguesia de São Bartolomeu e o executivo da Junta não ter conhecimento, desculpem-me mas é estranho, tendo em atenção que a mesma faz parte do Conselho Municipal de Protecção Civil.
Mas não será por aí que o gato vai às filhoses. De facto este simulacro deu para tudo. Desde televisão, jornais, fotógrafos e não sei do que mais, para além de algumas personalidades que só os vejo nos simulacros com visibilidade na comunicação social.
Não os vi no incêndio da Rua Corpo de Deus, ocorrido há cerca de 15 dias, em que ficou desalojado um munícipe. Não os tenho visto acompanhar o “Zé” Alberto, que bem precisa de apoio. Mas tudo bem.
Agora, existir um incêndio na Rua Visconde da Luz e os Bombeiros pretenderem ligar uma mangueira na boca-de-incêndio e esta se encontrar inactiva –isto é, sem água. Esta é de facto de bradar aos céus. Dizia um bombeiro "se fosse um incêndio de grandes proporções como seria?".
Afinal meus senhores, como é possível uma boca-de-incêndio não funcionar?
Responda quem tem que responder por estas situações. Desculpem-me, mas é intolerável.
Já há vários anos a Junta de Freguesia se insurgiu contra o estado em que se encontram as caixas de primeira intervenção. Os responsáveis assobiaram para o ar. Aliás uma das fotos ilustra bem, esta minha afirmação.
Afinal onde está a segurança de pessoas e bens, se ocorrer um sinistro, como o que aconteceu, onde hoje é o Centro Comercial Visconde?
É tempo dos responsáveis se preocuparem com estes equipamentos, colocando os mesmos em boas condições de funcionamento. Aliás é uma das obrigações da Protecção Civil.
Seria bom com este alerta que as bocas-de-incêndio fossem todas inspeccionadas e que as caixas de primeira intervenção fossem colocadas em bom estado de funcionamento.
Aqui fica o meu reparo construtivo para a Baixa da Cidade.
José Carlos Clemente
(presidente da Junta de Freguesia S. Bartolomeu) 

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Gostem ou não gostem do Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, ele quase sempre tem razão no que diz.
Neste caso em concreto foi uma falta de respeito enorme não informarem a Junta de Freguesia que se ia realizar na freguesia um simulacro, para mais a Junta faz parte do Conselho Municipal de Protecção Civil.
Situações como esta não se devem voltar a repetir, eu por acaso sabia da hora e do local do simulacro e sempre pensei que a Junta de Freguesia tambem tinha conhecimento, mas não tinha o que é de lamentar.
Jorge Neves
Independente na Assembleia de Freguesia de São Bartolomeu