quinta-feira, 28 de abril de 2011

NOVO BISPO EM COIMBRA - FUMO BRANCO NO PLANALTO



  Segundo o jornal Campeão das Províncias, "O Papa Bento XVI nomeou (hoje) como novo bispo de Coimbra o padre Virgílio do Nascimento Antunes, de 49 anos, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Tudo indica que nesta nomeação houve duas derrotas... como quem diz. Uma do Diário de Coimbra, que há cerca de 15 dias anunciava que o futuro sucessor de D. Albino Cleto, actual Bispo da Diocese de Coimbra, seria, provavelmente, o padre engenheiro José Rafael do Espírito Santo, vigário regional em Portugal da Prelatura pessoal do Opus Dei. O segundo vencido, no meu modo de escrever, teria sido o Opus Dei, que vendo a escolha do Papa recair sobre o padre Virgílio em detrimento de um seu discípulo, certamente não teria ficado lá muito contente... não sei, digo eu, sei lá!
Cá por mim -que sou agnóstico-, venha quem vier e desde que venha por bem, será bem-vindo... graças a Deus. Já que a escolha recaiu sobre o padre Virgílio Antunes, pois senhor futuro Bispo de Coimbra, sem falsa humildade, curvo-me à sua nova propositura. Claro que espero sinceramente que esteja aberto ao diálogo com os hereges (como eu). Isto é, admita que, dentro de um materialismo necessário e equilibrado, é  preciso envolver as igrejas do Centro Histórico na revitalização da Baixa, como por exemplo a Igreja de Santa Cruz. 
Através de um protocolo entre a Diocese e a Câmara Municipal de Coimbra é urgente que esta catedral que por acaso, só mesmo por acaso, até é Panteão Nacional esteja aberta diariamente e ininterruptamente ao turismo, pelo menos, até às 19 horas.

Sem comentários: