terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ABRIU O GIUSEPE & JOAQUIM







É com muito agrado que anuncio a abertura de um novo restaurante que muito vem engrandecer a Baixa. O Giuseppe&Joaquim, assim se chama o “novo centro pantagruélico” desta zona monumental, situa-se na Rua da Sota, ali ao lado do Largo das Ameias, junto à Estação-Nova.
Propriedade de três sócios empreendedores, o Baptista, o Pedro e o Giuseppe. Já conhecidos na cidade pelo seu arrojo no empreendedorismo, detém já o restaurante Itália, no Parque da cidade, e um outro, aberto há cerca de um ano, na Rua das Azeiteiras e agora coligado com o novo Giuseppe&Joaquim. Para além destes, na Lusa Atenas, detém mais três restaurantes em Lisboa e, segundo contam, proximamente, esperam abrir outro na cidade dos arcebispos, em Braga.
Para além da decoração ser de um gosto requintado, uma mistura entre o “kistch” e a arquitectura tradicional portuguesa, o que conta ali é a extensíssima ementa dividida entre a “Cozinha Italiana com Requinte” e a “Cozinha Tradicional Portuguesa”.
Para deixar uma ideia do seu vasto cardápio, entre especialidades da cozinha italiana, podemos escolher várias “Pizzas al forno”, Macheroni, Spaghetti, Mezza maniche, Linguini, Tagliatelle, Farfale e Pasta fresca, onde se inclui a conhecida Ravioli.
Nos pratos tradicionais portugueses, iremos encontrar vários pratos de bacalhau, entre eles a açorda, o Bife “à Joaquim”, o Arroz de Galo e a espetada de porco.
Os preços destas iguarias, tendo em conta a qualidade, são módicos. Mas, para além disso, diariamente, à hora do almoço, tem um “bufet”, constituído por três pratos à escolha, pelo preço de 6 euros.
É um gosto falar com estes arrojados empresários, sobretudo pelo entusiasmo que sentimos quando descrevem a realização dos seus sonhos e, para mais admiração, neste tempo de crise e contenção. Quando toda a gente acha que a Baixa não tem futuro, basta falar com qualquer um deles para trazermos uma lição: “o futuro da cidade está aqui”, diz o Baptista –que conheço há cerca de vinte anos desde a abertura do “Sécristia”, no Largo da Sé Velha.
O Pedro, um dos seus sócios, também entusiasmado, fala dos seus planos futuros com ênfase: “vamos ter música, com um “DJ” às sextas-feiras e sábados e outras iniciativas em curso”.
Para os inveterados fumadores, podem ficar descansados, o GIUSEPPE & JOAQUIM tem uma sala para fumadores.
Muitos parabéns, sinceramente. É destes empreendimentos e de pessoas como estas, com esta força anímica, que, acreditando nesta zona, a Baixa precisa.
Não preciso de lhes desejar felicidades e boa sorte, porque eles vão tê-las de certeza absoluta. Quem arrisca assim, a sorte encarrega-se de lhes abrir o caminho por entre os percalços que possam surgir.

Sem comentários: