sábado, 12 de abril de 2008

XIU! NÃO FAÇAM BARULHO!

REFLEXÃO NO CONSELHO DA CIDADE
CONSELHO DA CIDADE EM REFLEXÃO
CIDADE NO CONSELHO EM REFLEXÃO
CONSELHO PEDE REFLEXÃO Á CIDADE

Segundo o Diário de Coimbra, “Prestes a completar sete anos, no próximo mês de Maio, o Conselho da Cidade de Coimbra (CCC) está num momento de “pare, escute e olhe”. As palavras são de José Dias, presidente deste movimento cívico, lamentando a “crise” que atravessa a democracia participativa, neste caso, em Coimbra.
“Neste momento de reflexão, temos de perceber o que é possível fazer no sentido de ganhar algum dinamismo”. Continuou, desafiando cidadãos de todas as idades a unirem-se para reflectirem sobre uma cidade que “está de bem com o passado, tensa e conflituosa com o presente e não sabe muito bem o que vai ser o seu futuro”.
Ó senhor José Dias, desculpe lá, mas se o que disse estiver certo, é óbvio que Coimbra não precisa do “Conselho” para nada. Essas tiradas são de La Palisse. É o óbvio personificado.
“Está de bem com o passado”, a ser assim a cidade não precisa de se questionar, em catarse, em introspecções psicanalíticas, logo, nesse caso, o “Conselho” é despiciendo. Nem sequer precisa de se confessar, em mea culpa. Pelo que diz, não tem pecados nem arrependimentos.
“Tensa e conflituosa com o presente…”, a ser assim, também não precisa do “Conselho da Cidade” para nada. Coimbra, precisa é de descontrair. Talvez abandonar a cidade. Fazer férias dela própria. Talvez ir para fora cá dentro. Se não chegar, aconselha-se –“conselho” sim, mas de psiquiatra- umas sessões de psicoterapia, e, quem sabe, talvez uns ansiolíticos.
“…e não sabe muito bem o que vai ser o seu futuro”, mais uma vez, é óbvio que também não precisa do “Conselho da Cidade" para nada. Precisa é de ir a um astrólogo, talvez o Alexandrino, o “Firme e Hirto”, que ainda há pouco estava a residir em Coimbra. Ou, se este não servir, porque é muito feio, nada melhor que uma astróloga, talvez a Maya, ou então, para se usar a prata da casa, vamos ali para os lados de Monte Formoso.

Sem comentários: