domingo, 31 de março de 2024

BARRÔ: NOTÍCIAS BREVES



BARRÔ: NOTÍCIAS BREVES


* A cargo da Junta de Freguesia de Luso, recentemente, foi substituído o velho e decrépito abrigo de paragem, onde desembocam os alunos que descem e ascendem ao autocarro escolar em direcção às freguesias e particulares que o desejem, por um outro mais moderno, mais aprazível esteticamente e com maior protecção para os utentes durante as intempéries.

Durante esta intervenção de substituição de mobiliário urbano, foram também removidos uns ferros de suporte aos contentores de lixo existentes na Rua do Carril e na altura transferidos para o Largo da Capela há cerca de um ano;


* Conforme foi noticiado aqui, em cumprimento de uma promessa eleitoral, que fazia parte do caderno de encargos do executivo PS liderado por Claudemiro Semedo, da Junta de Freguesia de Luso, em Setembro do ano passado, 2023, a capela de São Sebastião, situada no largo com o mesmo nome, foi requalificada, por dentro e por fora, incluindo a cobertura e sanitários, com uma pintura que a transformou mais bela ao olhar comum.

Acontece que no fim da reparação foram retirados dois assentos em forma de bancos de jardim, adquiridos há cerca de vinte anos com verbas angariadas em petição popular para arranjo geral da pequena ermida, colocados na frontaria do templo. Nos últimos anos, estes assentos foram poiso quase diário de vários moradores já falecidos. Ao cair da tarde, era quase obrigatório parar ali e desenrolar dois dedos de conversa em torno das recordações da aldeia.

Em interrogação a um responsável pela curadoria do santuário pelo destino das duas poltronas em madeira, foi afirmado por este elemento que os cadeirões tinham sido mandadas retirar pelo presidente da junta para serem arranjadas as travessas em madeira e pintadas de novo. No fim do processo regressariam ao seu lugar original. Mas acrescentou ainda: “se queres que te diga, nem fazem falta nenhuma. Aliás, até estorvam em dias de procissão”.

Em Dezembro, na última Assembleia de Freguesia, na parte concedida à intervenção do público, um freguês de Barrô inquiriu o chefe do executivo sobre o destino dos dois apoios, e para quando a sua devolução. Por Claudemiro Semedo foi dito que, de facto, os bancos foram retirados para serem reparados. E muito em breve regressariam ao lugar onde sempre estiveram.

De Setembro até agora passaram cerca de sete meses, e dos assentos só resta a memória. O que será preciso fazer para repor a legalidade? Um abaixo-assinado?


* Para quem se recorda, já se deu notícia aqui, com inscrição no Plano, Orçamento e Contas para o ano de 2024, na rubrica “Mealhada um concelho mais verde e hipo-carbónico – página 6/14”, está inscrita a criação das praias fluviais em Barrô, Ferraria e Santa Cristina.


* Nas últimas eleições autárquicas, por promessa eleitoral do executivo PS, liderado por Claudemiro Semedo, foi prometido um parque infantil para aldeia.

Como falta um ano e meio para o digníssimo representante autárquico se despedir do lugar – uma vez que, por cumprimento de três mandatos consecutivos, não se poder recandidatar – e, diz quem sabe, ocupar um lugar de vereador na Câmara Municipal, é só mesmo para lembrar.

É certo que a povoação, presentemente, não tem muitas crianças, mas sem um lugar de recreio para elas quem pode pensar em fazer bebés?


* Já passaram três meses depois da festa em honra de São Sebastião, que decorreu em 20 de Janeiro. Relembra-se que foi feita uma angariação de verbas entre os “barrosenses” e foi realizada uma bonita e tradicional procissão na efeméride do santo padroeiro.

Depois do tempo passado, era bom que as contas, receitas e despesas, da alegoria fossem mostradas publicamente na vitrine existente na parede da capela.

Deu prejuízo?

Deu lucro?

Se o saldo foi positivo, a quem, e de que forma, foram distribuídos os dividendos?


Sem comentários: