sexta-feira, 21 de julho de 2023

FALECEU UM NOSSO VIZINHO





Durante os últimos três anos habituei-me a vê-lo sentado na sua varanda a ler o jornal. Hoje, que, infelizmente, é tão raro ver alguém, sobretudo na aldeia, a folhear um periódico em papel, quase sem dar por isso, fui ganhando uma admiração pessoal pelo senhor António Fernandes. Fui interiorizando que, embora parecendo-me reservado e cioso do seu cantinho solitário, deveria ser um homem culto. O tempo, nos percalços que nos prega, não permitiu que tivesse uma longa conversa que o pudesse comprovar.

Eu acenava à distância e ele correspondia, resguardado pelas grades do varandim e acompanhado pelo chilrear dos passarinhos à sua volta. Sempre que passava a pé ou no seu automóvel à minha porta cumprimentava-me. Pode até parecer risível mas nem todos têm este comportamento para gerar empatia nos vizinhos. Em boa verdade as aldeias, na sua vivência quotidiana, estão cada vez mais parecidas com o ambiente individualista que se vive na grande cidade. Tanto quanto julgo saber, este vizinho, durante muitas décadas esteve emigrado num país do centro da Europa, o que, até por isso, poderia ter sido em vida um homem que olhasse os outros de cima para baixo. Mas não. Este meu confinante era um pessoa simples, calma, cordata e respeitador.

O senhor António Fernandes, com 83 anos, faleceu. Com a sua partida, algo inesperada, o lugar de Barrô, o nosso lugar de eterno retorno e ponto de partida para a longa viagem, ficará, sem margem para dúvidas, muito mais empobrecido.

Para a esposa Vitória e os seus filhos Pedro e Alexandre mal conseguimos antever o manto negro de tristeza que os consome neste momento de sofrimento e dor.

Para estes familiares directos e mais próximos em nome de Barrô, se posso escrever assim, as nossas sentidas condolências.

Quem desejar despedir-se do corpo de António Fernandes pode fazê-lo amanhã, entre as 9h30 e as 11h00, na igreja matriz de Luso. Em seguida o féretro seguirá para o cemitério local.

Até sempre, vizinho. Descanse em paz.

 

Sem comentários: