sábado, 22 de outubro de 2022

CM MEALHADA: ENTRE O APLAUSO E O DESCONTENTAMENTO (1)

 




No último 19 de Outubro, um ano depois de tomar posse como novo timoneiro à frente dos destinos dos mealhadenses, António Jorge Franco, a capitanear o Movimento Independente Mais e Melhor (MIMM), o grande vencedor das eleições autárquicas de 26 de Setembro, fez publicar na página do município, no Facebook, uma espécie de balanço destes 365 dias como presidente da Câmara Municipal de Mealhada.

Contrariamente ao que se possa pensar, não iremos, nem devemos, avaliar se foi bom, se foi suficiente, se foi medíocre, isso, essa apreciação, caberá a cada munícipe.

O nosso papel aqui prende-se mais com os comportamentos que vamos observando e menos de opiniões nossas, de subjectividade, ou seja, nessa qualidade, para além de despiciendas, se o fizéssemos entre tantos e bons críticos, para além de não acrescentarem nada, não passariam de meras observações fúteis.

Por constatar um número anormal de comentários na citada publicação – foram 107 comentários e 5 partilhas -, atribuindo-lhe um valor que se calhar não têm, entendemos classificar os ditos desabafos por categorias e, fazendo analogia com os dois últimos mandatos, 2013/2017 e 2017/2021, tentar auscultar o pulso ao movimento global de munícipes comentadores.

Então dividimos o total de opiniões, 107, pelas seguintes categorias: “INCENTIVADOR”, “CUMPRIMENTOS/APLAUSO”, “QUEIXUMES”, “FRUSTRAÇÃO” e “INTERROGAÇÃO”.

Salientamos que o número pode ser variável já que podemos atribuir uma apreciação numa categoria que pode não reunir consenso. Ou seja, sem pretendermos beneficiar ou prejudicar, ainda que se persiga o rigor de análise, mesmo sem o querer, podemos estar a falhar aqui ou acolá. Mas como pensamos serem meros detalhes, vamos então apresentar a divisão de comentários por categorias entre a empatia e o inconformismo:


Incentivo         Cumprimentos/Aplausos     

35                                            34

Queixumes             Frustração                             

18                                     15


Interrogação

5


OUTROS DADOS COMPARATIVOS


- Em 2013, Rui Marqueiro, sucedendo a Carlos Cabral na autarquia, tomou posse em 15 de Outubro do mesmo ano e teve 5 comentários na página do município, no Facebook.


- Em 2021, António Jorge Franco, sucedendo a Rui Marqueiro após 8 anos de mandato, tomou posse no dia 18 de Outubro do mesmo ano e teve direito a 16 comentários.


- A página do PS/Mealhada, em 2013 e 2017, não apresentou qualquer referência a um ano de vigência de Rui Marqueiro, logo, por inerência, não há comentários.


- A página do MIMM, movimento em que milita António Jorge Franco, no Facebook, ao realçar o ano de mandato, não apresentando qualquer comentário, indica apenas 3 partilhas.


COMO CURIOSIDADE


O primeiro ano de António José Manuel Silva, à frente dos dos destinos da nossa vizinha Coimbra, com um concelho de aproximadamente 140 mil habitantes – o concelho de Mealhada tem menos de 20 mil habitantes -, ao realçar o seu primeiro ano de vigência à frente dos conimbricenses na página do município estudantil, no Facebook, mereceu 82 comentários e 12 partilhas.


QUER COMENTAR?


(ARTIGO EM CONTINUAÇÃO)



Sem comentários: